Fórum Fantástico 05Out08

Eu sei, saltei um dia😐, era para ter ido ver a apresentação do Carbono Alterado, dia 4, mas fui para o Colombo e perdi-me na Fnac! Quando olhei para o relógio eram 19 horas. Mas passando à frente…

No domingo cheguei a tempo do balanço do ano editorial com o Rogério, o Luís Rodrigues e o João Barreiros. Ainda os ouvi falar de alguns livros e a falarem de zombies.

********

Seguiu-se a apresentação do livro de Renato Fontinha, “Chichen Itza – A Fonte da juventude”.

Sinopse do livro:

Era uma época de intenso fervor religioso e superstições. Abundavam mitos e histórias fantásticas: gigantes, monstros marinhos, ilhas magnéticas, canibais, água que fervia no Equador. E, claro, a fonte da juventude. No século XVI a fonte da juventude não era um mito. Era uma realidade. Beber das suas águas faria recuperar os anos há muito idos, moribundos escapariam miraculosamente às garras da morte, doenças terríveis seriam curadas imediatamente. Era a promessa de vida eterna, de viver para sempre jovem. Sábios escreviam sobre as suas propriedades, o povo acreditava na sua existência e aventureiros, como Ponce de León, corriam para o Novo Mundo em sua busca. Exploradores espanhóis vasculharam cada rio, regato, lagoa e fonte ao longo da costa, sem sucesso. O facto não os desanimava.
Era somente uma questão de tempo até alguém a encontrar…

Quando quatro amigos, marginais num dos bairros mais pobres e violentos de Sevilha, matam um nobre e são obrigados a fugir da cidade, a sua vida muda para sempre. É o início de uma aventura épica que os levará de Sevilha à península do Iucatão, passando pela costa africana e pelas Caraíbas. Desde grumetes a bordo de uma caravela esclavagista a soldados ao serviço de Hernan Cortés, enfrentarão os temíveis Aztecas numa guerra sem quartel, sucumbirão ao poder avassalador de um furacão e serão acossados impiedosamente por um inimigo invisível na densa selva do Iucatão. Uma história de obsessão, vingança e traição, em busca da mítica cidade de Chichen Itza, recentemente eleita uma das sete maravilhas do mundo, onde o maior prémio de todos os aguarda. A vida eterna.

No fim da apresentação o Renato ainda frisou que já está a trabalhar noutro livro que se irá passar na mesma época deste último.

********

Terminada a apresentação do livro do Renato seguiu-se a apresentação do autor de “Carbono Alterado”, Richard K. Morgan, vencedor deste ano do Arthur C. Clarke Award com o seu livro “Black Man”.

Pessoa extremamente bem disposta, realista, com uma visão sobre a literatura fantástica muito interessante.

Começou por falar sobre as espectativas que toda a gente tinha acerca do Carbono Alterado visto ter sido o seu primeiro livro sobre fantástico. Contou a sua aventura no mundo dos comics, quando trabalhou com a Marvel, numa história da heroína Black Widow. Diz ele que foi uma experiência algo má, pois descobriu que a Marvel era um bocado retrograda em relação à violência e à sexualidade nas suas histórias. Quando estava a escrever a história para a Black Widow a Marvel colocou muitos entraves, um desses entraves foi numa situação em que a Black Widow parte a coluna cervical de um bandido com uma faca, e de acordo com a Marvel não podia porque era “cold blooded”, a Black Widow podia partir a coluna cervical mas tinha de ser com as próprias mãos! Foi a gargalhada geral.🙂

Alguém do público que estava a assistir fez-lhe a seguinte pergunta: “You think that Sci-fi is being replaced by high fantasy?” (Acha que a ficção científica está a ser substituída pela high fantasy?).

Ele respondeu que na Inglaterra a ficção cientifica vai de boa saúde mas nunca vendeu mais que a high fantasy. E explicou que na opinião dele a high fantasy sempre vendeu mais porque a fantasia não necessita de fazer sentido, enquanto a ficção científica tem de ter sempre algum fundamento.

Falou-se também de Kelly Link e Terry Brooks. O porquê de um vender menos que o outro. Das diferenças entre os leitores americanos e os leitores europeus.

Foi muito agradável ouvi-lo falar e contar algumas das suas histórias.

*********

E assim foi o Fórum Fantástico 08 pelos meus olhos e pelas minha palavras, espero que tenham gostado e para o ano há mais. Para o ano com um bocado de sorte pode ser que na lista de convidados esteja o Roberto a apresentar a Volluspa.🙂 E pode ser também que eu faça uns desenhos para poderem apreciar.

Até lá, um abraço e ficam agora com umas fotos da banca dos livros.

Esta entrada foi publicada em Eventos, Fórum Fantástico. ligação permanente.

3 respostas a Fórum Fantástico 05Out08

  1. pventura diz:

    O “Chichen Itza – A Fonte da juventude” parece ser bastante interessante!

    Não conheço o Carbono Alterado ( ainda )…

    Quanto ao que o autor diz: “na opinião dele a high fantasy sempre vendeu mais porque a fantasia não necessita de fazer sentido, enquanto a ficção científica tem de ter sempre algum fundamento.” Bem, é a opinião dele…

    Fizeste bons posts sobre o FF2008!

    Abraço!

  2. igdrasil diz:

    Excelente cobertura do fórum:) Seria um sonho estar no próximo, a teu lado – a volluspa e os teus desenhos! Se tudo correr bem… Parabéns pelos posts do f.fantástico, estão óptimos…

  3. Nicotine diz:

    Hi, as you can see this is my first post here.
    I will be glad to get some assistance at the start.
    Thanks and good luck everyone!😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s