Hoje sugiro dois livros bastante diferentes, em primeiro lugar o genial terceiro volume dos contos de Lovecraft, um clássico. Em segundo lugar um livro recente que se traduz num dos mais originais livros de literatura fantástica dos últimos dez anos:
Finalmente podemos aceder ao terceiro volume de uma colecção digna da obra de Howard Phillips Lovecraft. Com organização e tradução do professor José Manuel Lopes da Universidade Lusófona e de Sérgio Gonçalves, Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft – 3º Volume trazem até junto do público contos que fazem parte da própria História da literatura fantástica do século XX. Obra feita com um intenso amor pelo legado de Lovecraft, todo o design da capa e interior procura recuperar o imaginário barroco e gótico dos contos do autor.
Titus, o Herdeiro de Gormenghast de Mervyn Peake é literatura fantástica mas não se assemelha a nada que tenha sido escrito antes ou depois. Gormenghast é um castelo antiquíssimo, do tamanho de uma cidade e que, tanto quanto sabemos, pode ser a única construção em todo o mundo. Sem pontos de referência para a nossa realidade, o romance adquire uma atmosfera surreal e mágica. As personagens são todas elas bizarras: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, o ligeiramente deformado mas brilhante Steerpike. E Titus, o herdeiro de Gormenghast. O castelo de Gormenghast é um mundo de pesadelo e nenhuma pessoa sã lá quereria viver… e no entanto, quão estranho, belo e divertido é esse mundo! Arrisque-se nesta leitura pois nunca mais a irá esquecer. Se gostas de originalide então este livro irá levar-te para os caminhos fantásticos do original;
Roberto Mendes
Os contos de Lovecraft ainda não li… Quanto ao Titus, sem dúvida que é um livro original, cativante e inesquecível. Também recomendo!