Edgar Allan Poe- Annabel Lee

250px-edgar_allan_poe_2Foi há muitos e muitos anos já,
Num reino de ao pé do mar.
Como sabeis todos, vivia lá
Aquela que eu soube amar;
E vivia sem outro pensamento
Que amar-me e eu a adorar.

         Eu era criança e ela era criança,

          Neste reino ao pé do mar;

Mas o nosso amor era mais que amor —
O meu e o dela a amar;
Um amor que os anjos do céu vieram
a ambos nós invejar.
E foi esta a razão por que, há muitos anos,
Neste reino ao pé do mar,
Um vento saiu duma nuvem, gelando
A linda que eu soube amar;
E o seu parente fidalgo veio
De longe a me a tirar,
Para a fechar num sepulcro
Neste reino ao pé do mar.
E os anjos, menos felizes no céu,
Ainda a nos invejar…
Sim, foi essa a razão (como sabem todos,
Neste reino ao pé do mar)
Que o vento saiu da nuvem de noite
Gelando e matando a que eu soube amar.
Mas o nosso amor era mais que o amor
De muitos mais velhos a amar,
De muitos de mais meditar,
E nem os anjos do céu lá em cima,
Nem demônios debaixo do mar
Poderão separar a minha alma da alma
Da linda que eu soube amar.
Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos
Da linda que eu soube amar;
E as estrelas nos ares só me lembram olhares
Da linda que eu soube amar;
E assim estou deitado toda a noite ao lado
Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
No sepulcro ao pé do mar,
Ao pé do murmúrio do mar.  

 Traduzido por Fernando Pessoa

Obtido em “http://pt.wikisource.org/wiki/Annabel_Lee

Para quem estiver interessado em ler outras obras de Poe pode visitar o site : http://www.scribd.com/doc/2032274/edgar-allan-poe-ficcao-completa

Esta entrada foi publicada em Autores, Fantasia, Literatura com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Edgar Allan Poe- Annabel Lee

  1. nfonseca diz:

    Sempre bom lembrar o tremendo Poe. E aproveito para sugerir um salto a um post no meu blog, já com uns meses, onde se pode ler o original, com tradução minha, do belíssimo A Dream Within a Dream
    (em http://innerspace22.spaces.live.com/blog/cns!C501FF0073089D1C!602.entry),
    poema que teve uma espectacular versão musicada pelos Propaganda em 1985, e que ainda se pode ver no YouTube
    (em http://www.youtube.com/watch?v=SS86mjP4NYY)

  2. igdrasil diz:

    Obrigado por mais uma visita caro nuno. Irei certamente ao teu blogler o texto; Poe tem qualquer coisa de mágico que nos deixa suspensos por entre as palavras…é daqueles autores que nunca esqueço…

Deixe uma Resposta

