Falo-vos hoje de um dos filmes que mais me impressionou este ano; apesar de ser um filme de 2004 e de ter conhecido muito sucesso no seu ano de lançamento, apenas este ano tive oportunidade de ver “Finding Neverland” ; Devo dizer que muitas vezes pensei “…o que tenho estado a perder…” durante o filme. Apesar de sempre ter gostado da história de Peter Pan apenas quando vi este filme, sendo ele baseado na vida de J. Barrie, realmente apreciei o escritor por detrás da obra. Pois a maior parte do que conhecia da história consistia apenas na pura fábula por nunca ter possuido a paciência necessária para ler “Peter Pan”( apesar de o ter tentado fazer várias vezes na sua versão original em Inglês…contudo o meu Inglês sempre se revelou insuficiente para acompanhar o estilo poético de Barrie…)
Fica então neste espaço a sinopse de um filme que merece ser visto, pois a acompanhar a bela história podemos encontrar excelentes interpretações, em especial o fantástico desempenho de J.Deep!
J.M. Barrie, um sucedido escritor escocês de peças de Teatro, um génio literário do seu tempo, enfadado pelos mesmos velhos temas sobre os quais se desenvolvia a escrita da época, vê-se colocado numa situação em que precisa seriamente de inspiração e não a encontra. Inesperadamente, enquanto fazia a sua caminhada diária pelos Jardins Kensington em Londres, ele encontra a inspiração que precisava:uma mulher! Barrie conhece a família Llewelyn Davies: quatro meninos e a sua linda, recentemente viúva, mãe(nestes aspectos o filme é pouco preciso pois na realidade eram cinco miudos e quando Barrie conhece Miss Davies ela ainda não era viuva). Barrie torna-se amigo da família, mostrando aos rapazes truques, disfarces, jogos, brincadeiras, criando histórias de castelos e reis, vaqueiros e índios, piratas e naufrágios. Ele transforma galhos em poderosas espadas, pipas em fadas encantadas e, sem sequer o imaginar, os meninos Llewelyn Davies nos “Meninos Perdidos da Terra do Nunca”.
De uma excitação genuína e da falta de aventura de sua infância sairá o mais desafiante e renomado trabalho de Barrie: Peter Pan!
Contudo quando Barrie está pronto para apresentar “Peter Pan” ao mundo, uma trágica mudança do destino fará com que o escritor e aqueles que ele mais ama entendam o que significa realmente acreditar…
Roberto Mendes
Curiosamente também já vi o filme, mas há quase um ano, talvez.
E gostei muito =p Aconselho a quem não viu 😉
Este filme é absolutamente fantástico, especialmente a parte das “mini-férias” passadas na casa de campo, e a parte final- e tão emotiva – em que a peça é apresentada à mãe…
Um excelente filme para quem quer reviver os tempos de infância ou para os que ainda acreditam na Terra do Nunca (como eu)
Realmente é um filme que cativa por alguns momentos de fantasia, mas o que mais me deliciou foi a capacidade de Barrie transportar a fantasia para o mundo real, retirando da realidade as ideias quase poéticas de uma terra do nunca…
Um filme muito bom!