O Spielberg de Almancil

Patrício Faísca, 22 anos, realizou 19 filmes nos últimos nove anos

Patrício Faísca, o Spielberg de Almancil, é um dos mais talentosos directores de cinema de terror low cost português. A sua curta metragem “Vila Gondra” foi um dos grandes destaques da programação especial do 8º aniversário da SIC Radical, há dois meses. Patrício Faísca realizou (Sonat Duyar co-realizou), escreveu o argumento, a banda sonora e inventou duas receitas de sangue, uma comestível (água, corante vermelho, mel e gelatina), outra tóxica, mas mais fácil de produzir (detergente de louça Super Pop e corante vermelho) Um artigo a não perder no ionline !

Em 2000, gravou a primeira longa-metragem, “A Mata”, uma cópia de “O Projecto de Blair Witch”. Convenceu o pai a comprar-lhe um programa de edição e montou o filme no computador. Depois passou a mostrar o trailer aos colegas nos trabalhos de grupo. “Tornou- -se mais fácil arranjar pessoas para os filmes”, explica. Passados seis meses, apareceu o programa “Curtas” na SIC Radical e Patrício tornou-se participante habitual com a saga do agente “K17”, baseada nos filmes de James Bond.

Construía armas de pau, encenava explosões, perseguições e cenas de pancadaria. “Optava por filmes de acção porque os actores não eram muito bons”, avança. “Depois a montagem e a música davam ritmo ao filme”, acrescenta o amigo Sonat Duyar, também de 22 anos, co-realizador e argumentista de “Vila Gondra”.

Os dois conheceram-se há sete anos. Patrício rodava “Broken Lines” e precisava de figurantes. “Eu lá fui”, lembra Sonat, que trabalha na piscina do Hotel Quinta do Lago. “Fiquei impressionadíssimo. Era um cenário no meio do mato. A sequência envolvia uma mina de urânio e eles até trabalho escravo tinham.” O realizador sorri com o elogio. É um perfeccionista. No filme “Resistência Rebelde”, chegou a coordenar cenas de acção com 20 pessoas. “Ele é calado, mas quando fala, todos ouvem”, reforça André Ferreira, 21 anos, caixa num supermercado e especialista em quedas e mortais (“acho que nasci com esse dom”, diz).

Fontes : IONLINE

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s