Água em Marte, fuga para o Espaço e os Portugueses

Num excelente post de Luís Filipe Silva, que pode ser lido aqui, o autor refere uma descoberta que poderá mudar a forma como olhamos o futuro. Afinal existe mais água em Marte que o pensado inicialmente; será que o próximo passo para a sobrevivência da espécie será dado? Teremos a astúcia e coragem de “conquistar Marte”?

Como será esta fuga para  o espaço, quando a Sol se extinguir? Deixar a Terra e conquistar novos planetas será o passo de gigante a dar antes que tal aconteça? Escreve Luís Filipe Silva:

“Não será a espécie tal como a conhecemos que fará essa viagem, mas outra bem diferente, que resulte de séculos ou milénios de existência extra-terrestre e da resultante manipulação genética”

Como será a espécie Humana que enfrentará a escuridão do Universo, em busca da sua sobrevivência?

“Que portugueses, e que tipo de portugueses, e em que tipo de paradigma mundial, e a falar que língua, restarão ainda daqui a 100, 200 anos?”

Como serão os Portugueses dessa altura, serão os heróis de outrora e farão parte dos conquistadores do espaço, ou morrerão na angústia e decepção de pequenez?

Estas questões e o texto de LFS learam-me a imaginar um novo projecto, agora que a Volüspa será publicada (novidades sobre os contornos da publicção, data e conteúdos, em breve). Penso que existe espaço no mercado para publicar  uma antologia de contos de ficção científica , unidos sobre um tema comum:

Imaginar a resposta às questões levantadas acima,escrever sobre a conquista do espaço, a colonização de outros planetas, imaginando que tipo de humanos farão a conquista (ou se esta falhará) e, principalmente, utilizando como personagens centrais os portugueses desse tempo: serão portugueses conquistadores ou falhados? A resposta está nas vossas mãos!

Roberto Mendes

Os contos devem ser enviados para correiodofantastico@gmail.com, até ao final de Novembro de 2009;

Limite máximo de palavras:

8.000

Limite minimo:

1.000

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses com as etiquetas , , . ligação permanente.

5 respostas a Água em Marte, fuga para o Espaço e os Portugueses

  1. Olá!
    Bem, isso é um desafio e tanto! A FC não é propriamente o meu género de eleição, mas estava a ler o teu post e algumas ideias surgiram na minha estranha cabecinha… Por isso, se o tempo me permitir, acho que vais receber qualquer coisa da minha parte.😉
    Parabéns por mais esta ideia!

  2. LFS diz:

    Caro Roberto, excelente ideia. Fico contente por ter ajudado a inspirar esta iniciativa. Se posso oferecer uma humilde sugestão, será talvez a de alargar o prazo – final do ano ou final de Janeiro? Para dar tempo suficiente à inspiração do imaginar e à transpiração do escrever.

    Obrigado. Abraços

  3. Pingback: Algum Bem Nasce Dos Meus Comentários :: w a z z u p

  4. moreira_tc diz:

    Excelente desafio e excelente iniciativa! Se arranjar um tempinho tentarei enviar o um conto meu.

  5. Pingback: Prorrogação de Prazo para o Desafio de Contos « Correio do Fantástico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s