Nas palavras de Luís Filipe Silva:
Trata-se de uma nova Antologia de contos e novelas de literatura fantástica moderna da língua portuguesa, lida por elfos e extraterrestres, recheada de aventuras mágicas no reino das leis da física, polinsaturada com dispositivos mecânicos e unicórnios, a transbordar de feitiços e manuais de instruções, que sobreviva em atmosferas pesadas de noventa gravidades e lagos de metano, que se reproduza autonomamente na presença de papiro, e cujo Primeiro Contacto se faça no derivado lusitano do latim.»
O objectivo é criar um espaço para o imaginário em português. Que nos relevasse se há uma forma diferente e própria de pensar o futuro. Que incentivasse a escrita no formato conto. Que acolhesse literatura fantástica em todas as manifestações, da tecnofantasia ao mito. Que desse uma oportunidade igual a autores conhecidos e desconhecidos, deste e do outro lado do Atlântico, de se mostrarem no seu melhor.
Os contos seleccionados são da autoria de:
João Ventura, Wolmyr Alcantara, Yves Robert, Octavio Aragão, Jorge Candeias, Gabriel Boz, Telmo Marçal, Carlos Orsi, Carlos Patati, Sofia Vilarigues, António Candeias, Maria Helena Bandeira e Carla Cristina Pereira.
Fontes: forumfantastico.files.wordpress.com
Como disse há uns meses, aquando da saída da Bang!, acho que esta antologia vale bem a pena.
Gostei imenso de 11 dos contos e não achei piada nenhuma aos outros três, mas isso são, obviamente, gostos pessoais 🙂 Acho que é uma obra importante para termos ideia do que se produz de fantástico em terras lusófonas.
Bem, uma vez que o livro não se encontra no circuito comercial, fica aqui a página de aquisição, para quem estiver interessado:
http://www.amazon.com/Por-Universos-Nunca-Dantes-Navegados/dp/B00262Y59W
E o prefácio, online:
https://correiodofantastico.wordpress.com/2009/07/25/o-estranho-caso-da-prospectoria-amnesica/
Obrigado
LFS
Obrigado Luís