A Antagonista Editora, por intermédio da Colecção Mir, torna público o concurso para a antologia Pesadelos de uma Noite de Natal, antologia que tentará cativar o interesse dos autores portugueses de terror fantástico (entende-se por terror fantástico os enredos que incluam elementos sobrenaturais, excluem-se do género os enredos de assassinos em série, psicopatas e terror psicológico).
Ao contrário das restantes obras da colecção, que abrangem não só o território nacional mas todo o mundo lusófono, esta antologia destina-se única e exclusivamente a residentes em Portugal.
O regulamento é extremamente simples:
Extensão dos contos: Os contos terão como limite máximo as 10.000 palavras.
Formato do manuscrito: O manuscrito deverá ser apresentado com as fontes Calibri ou Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento simples em ficheiro .pdf ou compatível com .doc (não aceitamos manuscritos em .docx).
Espaço-tempo obrigatório do conto: O enredo do conto deve desenrolar-se, obrigatoriamente, na noite de 24 de Dezembro (véspera de Natal) numa localidade existente no território português.
Outros elementos: Favoreceremos os autores que optarem por incluir elementos pouco usuais do fantástico português: zombies, lobisomens, fantasmas, monstros, demónios, etc. Desencorajamos o envio de contos de vampiros, por favor. Não os excluímos, mas damos preferência aos contos que contenham outra temática.
Data limite de envio: Aceitamos manuscritos até ao dia 1 (um) de Outubro de 2010, a data refere-se ao carimbo dos correios, os autores que optarem por enviar o manuscrito por correio devem ter em atenção que o podem enviar até ao dia 1 de Outubro, inclusive, fazendo prova de envio o carimbo da estação dos CTT.
Dados dos autores: Deverão incluir no final do conto o nome completo, e-mail e endereço de contacto postal. Este ponto é extremamente importante, evite que o seu conto fique “órfão” de autor no limbo do nosso escritório.
Endereço de envio: antagonistaeditora@gmail.com
Só um pormenor, fantasmas e lobisomens fazem parte do folclore português.
http://cronicasobscuras.blogspot.com/
bom ano…
O Vítor tem toda a razão, esses elementos estão no nosso imaginário nacional.
Só mais uma nota de rodapé:
Tenho visto regulamentos ( como é o caso deste ) que incluem, excluem certos elementos, com se estivessemos a falar de ingredientes de uma sopa ou algo do género… O “caldo entorna” um pouco porque o género é abrangente e estas imposições tornam-se complicadas…
Tenho visto outros plenos de “modernidade” que mais parecem pedir o guião de um daqueles filmes “intelectuais”, em que a família é disfuncional, alguém demora 1 hora a mexer um café e em que não pode faltar a mocinha que se despe com grande facilidade… Enfim, coisas tipo “gangstas rap intelectualizado e europeu”…
Enfim… Estou a ficar velho. Ainda bem.
Bueno, esta antologia é temática, a restante colecção não impõe limitações.
que tema ineressante! terror na noitede Natal 😛
vou trabalhar num 😉
Tudo menos demorar uma hora a beber o café, senão depois fica frio e não presta!
Olá,
Apesar de aplaudir a iniciativa, tenho pena de não poder participar, por ter voltado a residir no Brasil. Quem sabe de uma próxima vez?