Dagon- dia 23 de Janeiro no Clube Literário do Porto

“Mais que uma apresentação, uma reunião em volta das artes no fantástico”

Pianista Profissional já confirmado!!!


Quando imaginei como poderia ser o momento da apresentação da revista, logo me surgiram algumas ideias. Não queria apenas pegar num exemplar e apregoar o quanto ele tinha qualidade, o quanto era bonito, enfim…tentar vender o produto. Não, isso não queria mesmo! O que realmente sonhava era com um momento de união entre os leitores do género, os autores da revista e os demais que marcassem presença. Mostrar que no fantástico existem artes e artistas excepcionais, que também vão muito além da escrita. Não ambicionava o silêncio, pois silencioso demais tem estado o fantástico português. Surgiu assim a ambição de apresentar os trabalhos de quatro autores portugueses nas áreas da ilustração, nas galerias do Clube Literário do Porto, local de excelência para estas ocasiões. Surgiu também a “necessidade” de discutir alguns temas em mesas redondas, deixando a conversa fluir entre oradores e todos os presentes. Originalidade? Não! Influências óbvias do trabalho desenvolvido antes, principalmente pelo Rogério Ribeiro. Se conseguir trazer tanta união à volta deste género como o Rogério trouxe, nem que seja por apenas por umas horas, o objectivo máximo estará conseguido. E por último a música, com a presença de um pianista profissional.

A revista consiste num desafio, mais do que numa afirmação. Um desafio à leitura, à descoberta de novos autores, novos contos, novos artigos, novas imagens e à redescoberta do melhor que se tem feito em Portugal no género… Novamente, se esta revista se conseguir aproximar dos trabalhos feitos por outros editores (tal como me foi recentemente relembrado, com toda a justiça, no fórum bbde) como o Rogério (Bang), o Ricardo (Nova) e o Tiago Gama (Phantastes) então será para mim um sucesso. Não arrogo para qualquer tipo de louro, não quero fama, não anseio por reconhecimento. Outros fizeram antes de mim um trabalho colossal. Agora dou o meu singelo contributo, para o qual sem a ajuda de todos os envolvidos não seria possível de realizar.

Quanto à substância da revista, posso afirmar que conta com autores de enorme qualidade, que fizeram um excelente trabalho. Os leitores poderão ler quatro contos, quatro artigos, uma entrevista, um pequeno texto em prosa poética e ainda conhecer o trabalho do ilustrador Miguel Ministro, ao qual pertence a imagem de capa, inspirada no conto “Dormindo com o Inimigo” de Luís Filipe Silva. Poderão ler o que pretende ser uma homenagem a João Barreiros, deliciar-se com autores portugueses, como Carla Ribeiro, Luis Canau e Nuno Fonseca e estrangeiros como Larry Nolen e Nir Yaniv. Poderão por último gostar ou não gostar e deverão criticar!

A edição assenta em três bases: dar a conhecer os melhores trabalhos dos autores portugueses (conhecidos ou desconhecidos), dar a conhecer autores internacionais e relembrar trabalhos históricos. Também não é algo original; ainda recentemente me foram apontadas as seguintes publicações: “Bang” 0, 1 e 2: Lavie Tidhar, Frank Roger, Sarah Hoyt, entre outros; “Nova”: Csilla Kleinheincz, Santiago Eximeno; e ainda outros na “Phantastes”.
Mas ainda que não sendo original, é uma aposta forte, que poderá trazer frutos:)

Não poderia ter ambicionado um local melhor que o Clube Literário do Porto, que conta com excelentes instalações e com uma filosofia que em tudo se assemelha ao implementado na revista.

Será uma revista de publicação trimestral, com o total de quatro números por ano. Estará disponível em algumas livrarias nas cidades de Lisboa e Porto e poderá também ser adquirida através de uma assinatura anual.

É sobretudo uma aposta na qualidade. Com um trabalho impecável da editora Edita-me, que  começa desta forma a sua aposta no mercado de literatura fantástica e que em tudo se afastou de um trabalho de “vanity press”.

Fica o programa, que pode ainda ser sujeito a algumas mudanças por motivos de força maior:

Clube Literário do Porto:

16:30: Inauguração da exposição de arte fantástica nas galerias.

17:00: Cave: Mesa redonda com o tema “Ficção Científica Internacional, ilusão ou realidade?”. Oradores: Luís Filipe Silva e orador a confirmar;

17:45: Cave: Mesa redonda com o tema “Literatura Fantástica Portuguesa, que futuro?”. Oradores: Rogério Ribeiro e Pedro Ventura.

18:30: Galeria: Apresentação da revista “Dagon” com música ao vivo (a confirmar).

Resta-me esperar pelas reacções e agradecer à minha namorada pelo enorme apoio e pela ajuda, ao Carlos Lopes da Edita-me, aos autores que submeteram os seus trabalhos, aos oradores que acederam a estar presentes nas mesas redondas, aos artistas que disponibilizaram as suas obras e a todos os leitores e interessados no fantástico.

Morada do Clube Literário: aqui

Roberto Bilro Mendes

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Blog Related com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

16 respostas a Dagon- dia 23 de Janeiro no Clube Literário do Porto

  1. Thanatos diz:

    Não calhava mal dar a morada do local para aqueles que não conhecem assim tão bem o Porto.

    Eu acrescentei no post que fiz no BBdE e deixo aqui que também pode fazer proveito: Rua Nova da Alfândega, 22 | 4050-430 PORTO Telefone 222 089 228

    Thanatos

    • igdrasil diz:

      Já está no post o link do google maps. Eu conheço muito pouco mas até não me parece muito difícil chegar ao clube depois de ver a localização.

      Estarás presente Thanatos?

      Um aBRAÇO

  2. pventura diz:

    Roberto: A imodéstia só é pecado se for sem razão. Tu és o obreiro da Dagon e de muito mais e mereces esses louros, a que prefiro chamar reconhecimento e gratidão.

    Como já te disse, terei muito gosto em estar nesse painel e ( novamente ) ao lado do Rogério.

    Tenho uma ideia que depois te mandarei por mail.

    Tenho outra epifania… E que tal a malta almoçar lá pelo Porto. Não me perguntem onde porque conheço pouco da cidade. Bastava uma coisa informal num lugar porreiro e… barato ( a crise assim manda! ). Que dizem?

    Abraços!

  3. Thanatos diz:

    Gostava de ir mas não depende só de mim. Ter família tem destas coisas.

    Mas não seria a primeira vez que arrancava de Lisboa e ia ao Porto para uma apresentação. Há alguns anos fiz isso para uma que ocorreu na FNAC com a presença do LFS, Barreiros e Seixas, entre outros. Vou fazer os possíveis.

  4. Carla diz:

    Mais uma vez, não posso fazer promessas (tendem a surgir compromissos incontornáveis, quando as faço). Mas estou por perto e vou explorar as possibilidades de transportes públicos (ou boleia) para ver se consigo aparecer.🙂
    E porque nunca é demais repetir… Parabéns pela determinação e persistência com que te envolves nestes projectos.

  5. anacnunes diz:

    Eu estou lá, a menos que aconteça algum imprevisto.

  6. Pingback: Dagon « The Master's Place

  7. Eu farei tudo por lá estar. Um grande abraço!

  8. moreira_tc diz:

    PArabéns! (só é pena que a revista seja apenas vendidas no Porto ou Lisboa…😦 vou ver se me arranjo…)

    quero ver este novo número da Dagon!
    Viva ao Fantástico!

  9. pventura diz:

    Roberto:

    Recebeste as minhas 2 mensagens?

    Abraço!

  10. igdrasil diz:

    Thanatos: E que tal levar a família? Gostava de te ter lá, pois foste uma das pessoas que melhor me recebeu nestas andanças do fantástico:) E, como sempre, vou esperar por uma daquelas críticas à Thanatos:) São o melhor que há para evoluir!!!

    Um grande abraço

    Carla e Ana,

    Obrigado pelas palavras:) Espero que consigam estar presentes!

    Francisco,

    Obrigado, eu espero que consigas estar por lá, e já sabes, estou à espera de trabalhos teus para a Dagon!!!

    Moreira tc,

    Obrigado. Podes também comprar pela net, o único problema são os portes. Ou então fazer a assinatura anual!!!

    Pedro,

    Já respondi!

    Roberto Mendes

  11. Rita Paias diz:

    Porque tu mereces!
    Embora não possa estar presente é bom ver o quão longe tens conseguido levar este projecto (espero que ele continue a avançar mais e mais).
    Esta é a prova que a dedicação e o empenho podem levar a bom porto!

    Uma vez mais Parabéns!

    Bj

  12. Pingback: Semanário 53 « Caneta, Papel e Lápis

  13. pventura diz:

    Ok, Roberto!

    Tens outro email meu!

    Abraço

  14. Pingback: A não perder! « Pensamentos e Desvarios

Deixe uma Resposta

