Apresentação da Dagon!

Pode adquirir a Dagon aqui!

Foi um final de tarde perfeito! A sorte estava do nosso lado, percebi isso assim que recebi a fantástica notícia de que afinal poderíamos usar o Anfiteatro para todo o evento. Depois de entrar pela primeira vez no Clube Literário percebi que se tratava de um local de excelência, capaz de nos proporcionar o ambiente desejado para a apresentação. A vista sobre o rio era maravilhosa, o espaço amplo (amplo demais pensei eu, apenas para me enganar redondamente quando a afluência ao espaço o fez parecer demasiado pequeno), algumas pessoas já tinham chegado…tudo corria bem!

Mas nem este optimismo me tinha preparado para o que se seguiria: sala cheia por uma plateia com imensa vontade de participar. A presença dos autores aliada à vontade dos leitores tornava  o ambiente fantástico, onde imperava a união!

Aliada à oportunidade de finalmente conhecer as pessoas com quem me correspondia na net (principalmente o Pedro Ventura, meu parceiro de aventuras literárias), foi-me dada também a possibilidade de conhecer novos entusiastas do género e de contar com presenças importantes no género do fantástico, como a Inês Botelho, por exemplo.

Os trabalhos gráficos de vários autores podiam ser apreciados, expostos nas paredes do anfiteatro. Andreas Rocha, João Paulo, Miguel Ministro e Rafael Mendes disponibilizaram os seus trabalhos, que deram outra beleza ao espaço.

Começaram então as mesas redondas, primeiro com o Rogério Ribeiro, o Pedro Ventura e a Carla Ribeiro. O tema de discussão centrou-se no futuro da literatura fantástica portuguesa e deambulou também por outras ideias, como a diferença entre os vários mercados lusófonos, a história da literatura fantástica portuguesa, entre outros. Foi um excelente diálogo entre o público e os oradores, educativo e com enorme interesse. Foi pena o tempo ser curto, pois ficaram alguns temas por abordar; Na segunda mesa redonda Luís Filipe Silva e João Barreiros falaram sobre a ficção científica enquanto género, sobre as distinções entre a FC e a restante literatura fantástica e sobre o significado de uma ficção científica internacional. Foi de novo espectacular, os sorrisos agigantavam-se ao espaço ao ouvir estes dois autores. Foi sobretudo muito educativo!

A tarde ia longa, e tanto a plateia como os oradores e organizadores precisavam de descansar. O intervalo revelou-se então um dos pontos altos do evento: foi possível provar o maravilhoso vinho do Porto a acompanhar umas saborosas bolachas, tudo oferecido pela Edita-me, enquanto a conversa fluía agradavelmente. O som do piano oferecia agora uma outra dimensão ao ambiente.

Interrompido o intervalo, a Dagon foi por fim apresentada! Logo depois a comunhão entre leitores e autores continuou, enquanto os últimos assinavam as revistas. As conversas foram surgindo de novo, naquele que foi um ambiente mágico de sala cheia, união e verdadeiro interesse literário!

Nunca imaginei algo assim: para mim foi perfeito!

Quero por fim agradecer à minha namorada,  à família que acompanhou o evento, a dois grandes amigos que nos acompanharam fim de semana fora, aos autores presentes, ao Carlos Lopes e toda a equipa da Edita-me e, como não poderia deixar de ser, a todos os presentes no evento!!! A todos um muito obrigado, sem vocês não teria sido igual!

Resta agora sonhar com um evento tão bom como este, desta vez em Lisboa, presumivelmente no dia 3, em espaço a confirmar!

Roberto Mendes

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

10 respostas a Apresentação da Dagon!

  1. Carla diz:

    Foi fantástico, de facto. A oportunidade perfeita para conhecer pessoas com os mesmos interesses (independentemente de pontos de vista comuns ou discordantes) e um momento para guardar no mundo das memórias durante muito, muito tempo. Obrigada eu pela oportunidade de fazer parte de um projecto como este, pelo momento inesquecível que foi esta apresentação e pela determinação com que tens lutado para melhorar e divulgar o género. E parabéns, claro, isto é a tua obra e o fruto da tua persistência.🙂

  2. Rodrigo McSilva diz:

    Gostei de ler esta reportagem e dar-me conta do sucesso da iniciativa. Espero que a revista exista por muitos e bons anos, pois que preenche uma lacuna no mercado. Mais espero que ela chegue aqui, a Figueiró dos Vinhos. Caso não aconteça, gostaria de saber como tornar-me assinante. Os meus sinceros Parabéns e voto de muito sucesso!

    • igdrasil diz:

      Obrigado Rodrigo! Podes comprar a revista aqui: http://www.edita-me.pt ! é só escolher a revista:) Penso até que a edita-me oferece os portes, mas nisto não estou 100%seguro…

      Um abraço

      • Rodrigo McSilva diz:

        Obrigado pela dica!
        Já processei a encomenda com o meu nome verdadeiro – Rui Silva – (Rodrigo McSilva é o meu pseudónimo)
        Fico então a aguardar ansiosamente a revista.
        Um abraço

  3. anacnunes diz:

    Foi muito interessante e gostei de conhecer os autores e ver outras caras, que possivelmente conhecia, mas que não reconheci (a internet tem destas coisas).
    Era bom que este tipo de eventos acontecessem mais vezes, embora o Porto não seja propriamente a porta ao lado, para mim.

    • igdrasil diz:

      Em Lisboa, previsivelmente no dia 3. Ainda não foi possível confirmar o espaço e o dia certos, mas certamente que o poderei fazer até amanhã.

      Desta vez sem mesas redondas, mas com sessões de leitura dos textos, abordagens ao cinema fantástico entre outras coisas…

      Roberto

  4. Pingback: Dagon « The Master's Place

  5. Pingback: Tweets that mention Apresentação da Dagon! « Correio do Fantástico -- Topsy.com

  6. Pingback: Monday Original Content: Dagon Magazine and an Interview with Roberto Mendes « The World SF News Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s