AS ATRIBULAÇÕES DE JACK BONHOMME

Carla Ribeiro escreve sobre “As Atribulações de Jack Bonhomme” de Telmo Marçal:
Conjunto de vários contos que, a terem de ser classificados num género, sê-lo-iam na ficção científica, este é um livro que comecei a ler com elevadas expectativas. As opiniões que li antes de começar esta leitura eram, no essencial, muito boas e, por isso, a curiosidade era mais que muita.
Tenho de dizer, antes de mais, que me custou a entrar no livro, principalmente nos dois primeiros contos. Estes, apesar da escrita bastante interessante e cuidada – que caracteriza o livro na sua totalidade -, não me conseguiram prender a atenção o suficiente. A partir de O Pico de Hubert, contudo, a situação mudou, e os contos seguintes mostram uma força completamente nova. Os cenários são negros e opressivos, e os laivos de humor são raros e, ao invés de quebrar a tensão, adensam-na ainda um pouco mais. E acaba por ser esse o grande trunfo destes contos, já que a quase constante negrura da situação – que por vezes parece não poder pior – acaba por dar lugar a caminhos imprevistos.
Apesar de ter achado todos os contos bastante interessantes, e sendo os meus preferidos o já referido O Pico de Hubert e também Eu sou um carrasco, senti falta de uma coisa ao longo desta obra.

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s