Rendez -Vous com Rama

Há uns bons anos atrás, depois de ter ouvido falar de Rama e lido sobre Rama, sob os mais diversos prismas, resolvi que queria ler esse livro.

Arthur C. Clarke, para mim, então, era apenas um cientista que tinha uns documentários deveras interessantes na televisão, pelo que nunca pensara ler dele um livro de ficção, mas ideia positiva que tinha daquela figura, enquanto cientista, encorajou-me.

Contudo, Rendez-Vous com Rama era um só dos seus livros, que por sinal já tinha sequela, e vim a descobrir que haviam mais livros. Como me foi muito difícil de encontrar, assim que o achei, comprei-o imediatamente e encomendei logo o segundo.

A história não é complexa. Relata-nos como o Homem, por volta do século XXII, no processo de catalogar todos os asteróides perigosos no universo, encontra um objecto misterioso. Inicialmente confundem-no com um asteróide, mas mais tarde descobrem que é uma nave de outra civilização – Rama.

O livro conta-nos as venturas e desventuras de uma tripulação, escolhida a dedo, para ir explorar aquela nave. Uma exploração que nos revela um mundo novo e misterioso.

Do ponto de vista literário, Arthur C. Clarke, não é um virtuoso da escrita, e existem muitas coisas, na edição que li, que poderiam ser melhores se o tradutor tivesse feito um melhor trabalho, mas a história é-nos contada de uma forma directa e simples, como devem ser todas as histórias.

Deixo-vos esta sugestão, que para muitos será de releitura, mas vale a pena revisitar aquele mundo estranho e tão funcional. Talvez percebam, como eu, que sentiram saudades dele, quanto mais não seja, porque se sentem regressados quando voltamos a ler aquelas páginas.

Para a semana, falarei de Rama II.

Sobre Paulo J Fonseca

Escritor, leitor, apreciador do cinema e videojogos, admirador de artes digital e «ouvidor» de música. Gosto de divulgar tudo aquilo que me parece bom, tal como alertar para tudo aquilo que, parecendo bom, pode não ser tão bom assim.
Esta entrada foi publicada em Ficção Científica, Literatura, Literatura Fantástica, Livros, Sci-fi. ligação permanente.

Uma resposta a Rendez -Vous com Rama

  1. Oh… mas este post tem “justify”. Que inveja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s