Depois da revista e da antologia, o jornal!

Depois de editar os dois primeiros números da revista “Dagon”  e de organizar a antologia Vollüspa  tenho o prazer de anunciar um novo projecto. Trata-se de um jornal, intitulado “Conto Fantástico”, a ser publicado mensalmente sob a alçada da editora Antagonista, com o primeiro número já em Abril. É um projecto que pretende sobretudo publicar ficção curta nacional de vozes desconhecidas (tentaremos publicar dois novos autores a cada mês, dependendo da qualidade e da aderência ao projecto por parte dos autores, acompanhados de um outro autor mais conhecido) mas também com outro conteúdo, estando confirmada uma rubrica mensal sobre as memórias da ficção científica assinada por Álvaro de Sousa Holstein.

O formato do projecto será em A4, com ilustrações em greyscale para cada conto.

É um projecto arrojado e também arriscado, contudo sentimos ser necessário criar este órgão, para que se opere uma verdadeira revitalização na literatura fantástica portuguesa. Estamos por isso abertos a submissões que devem ser enviadas ou para o e-mail correiodofantastico@gmail.com ou para o e-mail oficial da editora antagonista. Estamos à procura em geral de contos de qualquer género do fantástico e em especial de contos que se integrem no género da ficção científica. A todos os autores escolhidos serão oferecidos exemplares do jornal.

Devido às características deste projecto será disponibilizado um serviço de assinaturas. Poderá também ser adquirido directamente através do site da editora. Confirmaremos outros pontos de venda assim que nos for possível.

O domínio fantastico.com.pt será o site oficial do “Conto Fantástico”, estando neste momento a ser alterado para melhor servir os interesses do projecto.

Esperamos que este novo projecto desperte o vosso interesse e que venham a embarcar nesta viagem ao nosso lado!

Guidelines para a submissão:

Os textos devem ser entregues com letra calibri 12, espaço 1,0, formato a4, margens estreitas, com máximo da 4 páginas em formato doc.

Roberto Bilro Mendes

Fica também aqui o comunicado da editora no seu site oficial:

A Antagonista Editora vem por este meio tornar pública uma nova iniciativa quer no âmbito da Colecção Мир, quer no desejo da própria editora de estender o seu campo editorial aos periódicos culturais.
Dirigido por Roberto Mendes (também director da revista Dagon) chegará às livrarias em Abril o primeiro número do jornal Conto Fantástico que, como o nome indica, publicará contos de teor fantástico de autores portugueses, preferencialmente novos autores ainda desconhecidos do público.
O periódico, que se deseja mensário, contará com outros conteúdos, afinal trata-se de um jornal literário, mas o seu principal objectivo será o de providenciar um veículo no qual os novos autores possam desenvolver os seus dotes de escrita.
Tornava-se necessário, nem que seja pela aparente revitalização da literatura fantástica em Portugal, a criação de um órgão deste género.
Aos autores que desejarem submeter os seus contos (no âmbito do jornal serão aceites submissões de todo o género fantástico, não só de ficção científica e terror fantástico – do âmbito da Мир – mas de todos os géneros de fantástico) podem fazê-lo pelos e-mail correiodofantastico@gmail.com, contendo conteúdo diverso daquele que sairá na edição de papel do jornal foi negociado o domicilio virtual do jornal no endereço www.fantastico.com.pt, portal que se encontrava em “autogestão” após o ingresso do seu fundador na equipa de prospecção de Мир.
Tratando-se de um formato pouco usual no mercado livreiro não conseguimos garantir, à partida, que todas as livrarias onde se encontrem à venda obras da Antagonista aceitem vender o jornal, razão pela qual estará disponível um serviço de assinaturas e a opção de obter o mesmo directamente da editora.
Os primeiros números contarão com a muito especial participação do ilustrador Augusto Peixoto, ao qual estamos desde já extremamente gratos, e com uma coluna de Álvaro Holstein.

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Desafio, Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a Depois da revista e da antologia, o jornal!

  1. anacnunes diz:

    Mais uma fantástica iniciativa, que esperemos que tenha boa aceitação e que siga em frente.

  2. F.S diz:

    Boa iniciativa.

    Quem enviar textos obtém resposta se vai ser publicado ou não???

    • igdrasil diz:

      Bom dia F.S.

      Depois da apreciação contactarei todos os autores, com resposta positiva ou negativa. Já contactei alguns autores que submeteram. é apenas uma questão de esperar um pouco:)

  3. F.S diz:

    Obrigado pela resposta rápida.
    Curiosidade muito e sendo assim vou aguardar

    F.S

  4. victor diz:

    quero conhecer angelina jolie

  5. Favor informarem quando decidirem por uma seleção lusófona que compreendam os escritores de outras nacionalidades. Sou brasileiro e gostaria de conhecer certames do gênero em Portugal.

    Atenciosamente,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s