Lançado hoje o último volume de “Fablehaven”

Embora seja uma saga desconhecida em Portugal, é uma New York Times Best Seller e anda no ar o rumor de que está a ser preparado um filme hollywoodesco com base na mesma. O primeiro volume data de 2006 e todos os anos saiu um novo volume, tendo sido lançado precisamente hoje, nos Estados Unidos da América, o 5º e último volume da série.

Caso se confirme que a série vai chegar ao grande ecrã, tenho quase a certeza que alguma das editoras nacionais de Fantástico (estou a pensar nas Saída de Emergência, Gailivro e Presença) acabe por pegar nela, sei de fonte segura – coff coff – que a Antagonista Editora está desde Agosto de 2009 a tentar obter, sem qualquer sucesso, os direitos para o primeiro volume da obra. Pode ser que alguma editora mais consolidada, entretanto, os consiga embora, como referi, certamente só se interessem pela obra quando esta acabar por ser adaptada ao cinema.

O autor, curiosamente como a Stephanie Meyer, é devoto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida pelo diminutivo Mórmon (em miúdos, aqueles moços sorridentes que vestem uma camisa branca com uma placa a dizer “Elder” antes do nome que vemos aí pelas ruas e que por vezes até nos tocam à porta de casa).

Voltando à saga, esta reúne todas as personagens habituais e obrigatórias de Fantástico, ele há demónios, dragões, ninfas, anões, fadas, gigantes, gárgulas, orcos, ogres misturados com figuras mitológicas do imaginário europeu como grifos, centauros, minotauros, sátiros, serpentes marinhas, duendes, unicórnios e até alguns elementos de terror como os zombies, as bruxas e os feiticeiros e acabando com algumas criaturas mágicas da própria cifra do autor, como por exemplo os alcetauros que são parecidos com centauros mas com corpo de alce. Digamos apenas que o autor, Brandon Mull, não se esqueceu de nenhuma criatura.

Ah… creio que não há vampiros. Mas fora isso a série, que comprei na língua inglesa original, é quase um dicionário de fantástico de direito próprio.

Não vos conto a história porque o postal já vai longe, e quando acabasse já não era o dia do lançamento do último volume, vão à página oficial. Prometo ir dando aqui mais dicas acerca de autores ainda não publicados por cá, com alguma sorte um prospector de alguma editora que por aí ande pode acabar por dar com eles.

PS – estava a brincar, há uma ligeira menção a vampiros.

Esta entrada foi publicada em Fantasia, Fantástico, Literatura Fantástica, Livros. ligação permanente.

4 respostas a Lançado hoje o último volume de “Fablehaven”

  1. anacnunes diz:

    Já tinha ouvido falar desta saga, mas confesso que não me interessou muito na altura, mas se for publicada em português talvez lhe dê uma hipótese, e se dizes tão ebm dela é porque deve ser boa.

  2. Pingback: Os vampiros olvidados « Correio do Fantástico

  3. A OML no seu site anuncia que o 1º volume da saga vai sair este mês pela Gailivro, mas no site da editora não encontro nada de nada…

  4. anonimo diz:

    agora já saio em portugues o 1º e o 2º volume desta serie

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s