Tendo já assistido a Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo, que chega às telas de cinema em Portugal um mês antes de ser lançado já em DVD nos Estados Unidos, o que mais me surpreendeu no filme não foi a sua componente de fantástico nem os cenários de nos deixar de boca aberta (embora nos lembrem um pouco Para Além do Horizonte – único filme que em toda a minha trintena de anos me fez chorar), foi o facto de não me recordar de alguma vez ter visto a mesma personagem interpretada por quatro autores diferentes!! Exactamente, uma das personagens principais, o amnésico Tony, é interpretada ao longo de todo o filme pelo falecido Heath Ledger, por Johnny Depp, por Jude Law e por Colin Farrell.
De génio, pensei eu, desta vez Terry Gilliam suplantou-se… mas afinal tal não estava previsto e aconteceu já com metade do filme gravado, a razão? A morte prematura de Heath Ledger. E cito:
“(…)foi a morte de Ledger e as dificuldades que puseram em perigo ‘Parnassus – o homem que queria enganar o diabo‘ que, ironicamente, levaram Gilliam a trabalhar a sua capacidade de invenção. Foi preciso substituir o actor que interpretava a personagem de Tony, um membro de uma companhia de teatro itinerante. A solução foi pouco comum: Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.“
Sugiro que leiam a entrevista na integra aqui no ípsilon. Podem ler a sinopse aqui e há ainda um blogue brasileiro dedicado ao filme e existem inclusive algumas petições (na Austrália e no Brasil) de fãs a exigir a exibição do filme nos cinemas desses países!!
Ah, o Diabo no filme é interpretado por Tom Waits (na foto abaixo), assenta-lhe que nem uma luva. Nada de muito excepcional, mas é um bom filme para um Domingo à tarde.
Um filme com muito potencial.
http://cronicasobscuras.blogspot.com/