“Conto Fantástico” chega só em Maio

Infelizmente cabe-me, como editor do dito cujo, anunciar que o lançamento do mensário Conto Fantástico foi adiado para Maio. Devido a uma série de circunstâncias que nos são alheias optei por sugerir que atrasássemos o jornal um mês em vez de o acabarmos “em cima do joelho” para estar nas lojas na última semana de Abril.

Será um projecto inovador dado que colmatará a actual ausência de órgãos nos quais os novos autores portugueses possam ser publicados e, consequentemente, criticados e escrutinados. Julgamos que só assim poderão não só dar-se a conhecer como também poderão, com base nas críticas que receberem, melhorar o seu desempenho.

Podíamos ter optado por um formato menos profissional, mais fanzine uma vez que normalmente é aí que se costumam estrear os novos talentos, mas uma vez que no mercado português não abundam quaisquer publicações do género e pressupondo que uma distribuição em várias livrarias e revistarias constitui um incentivo extra para os autores (uma zine fotocopia-se e oferece-se aos familiares, amigos e colegas, o jornal está legalmente registado e estará à venda ao público) escreverem contos, uma forma literária não muito popular entre o público nacional.

O conceito do jornal é do Roberto Mendes, embora eu tenha trabalhado ao longo dos anos em diversos projectos editoriais – revistas, jornais, boletins e fanzines – tenho-me cingido meramente ao papel de editor não interventivo neste primeiro número, mais preocupado com a estética dado o volume de trabalho com que me encontro, quer como editor e prospector de obras, quer como tradutor e revisor e ainda como conferencista e colunista em meia dúzia de jornais e revistas.

Quaisquer dúvidas acerca do jornal e contos originais podem ser remetidos ao correiodofantastico@gmail.com, dúvidas acerca das assinaturas e distribuição devem ser remetidas ao antagonistaeditora@gmail.com. Teremos uma rubrica fixa com entrevistas a autores que tenham publicados livros de contos (e ainda são alguns), além da já anunciada rubrica fixa do Álvaro Holstein e dos contos originais.

Esta entrada foi publicada em Autores, Autores Portugueses, Blog Related, Fantástico, Literatura Fantástica. ligação permanente.

2 respostas a “Conto Fantástico” chega só em Maio

  1. Pingback: Conto Fantástico » Jornal adiado para Maio

  2. Nota: “do género” refiro-me a publicações amadoras/fanzines, não ao género do Fantástico.

    Outra nota ainda: “a actual ausência de órgãos nos quais os novos autores portugueses possam ser publicados”, estava precisamente a pensar em ‘rampas de lançamento’ para novos autores, a “Bang!” e a “Dagon” publicam autores consolidados com livros publicados, o jornal procura desconhecidos, quando o escrevi estava a pensar na actual ausência de zines e webzines.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s