O Fantástico na Feira do Livro de Sousel

Devido à sessão de apresentação do livro “Se acordar antes de morrer” de João Barreiros se ter realizado no dia 22 em Lisboa, a palestra\workshop de literatura fantástica passou para dia 23.

No concelho e Sousel, no Alentejo, foi realizada mais uma feira do livro. Desta vez a Câmara Municipal apostou muito forte na divulgação do verdadeiro valor do livro, convidando alguns escritores a falar com os alunos do concelho, bem como alguns cantores jovens da zona e ainda algumas Tunas Académicas para animar as tardes.

Esta feira do livro começou na quarta feira, dia 21, com a presença de Afonso Cruz, escritor e ilustrador português, com obras que se aproximam da Ficção Científica. Não tive oportunidade de assistir a esta palestra, contudo pelo feedback que me chegou tudo correu bem, tendo a literatura fantástica sido um dos temas mais abordados.

Teve assim início um ciclo de palestras sobre o fantástico que terminou ontem com a presença do autor João Barreiros, que acompanhei. O convite que nos foi lançado assentava na premissa inicial da feira: mostrar o verdadeiro valor do livro e do acto da leitura! Em pleno dia do Livro foi esse o mote para uma bela hora e meia onde cerca  de duas centenas de alunos, professores e outros interessados puderam ouvir falar sobre o prazer da leitura,sobre os géneros que compõem a literatura fantástica e os grandes clássicos de cada um. Falámos de Bradbury, Orwell, Larry Niven, Asimov, Tolkien, Jules Verne, entre muitos outros grandes autores. Demos também a conhecer vários autores nacionais e as duas revistas de literatura fantástica, a Bang  a Dagon.Foi muito gratificante perceber que realmente estávamos a ser ouvidos, o que nos motivou ainda mais.

A resposta dos alunos foi a melhor possível, com a grande maioria a ouvir de forma muito interessada e a participar activamente com questões pertinentes. Uma atitude fantástica também por parte de todos os professores e outros interessados que compareceram. Deixo a todos um obrigado pela presença.

Já perto do final da palestra, um pedido de uma professora deu origem a uma sessão de leitura do conto “O Teste” de João Barreiros, que agradou a todos em geral, mas em especial aos professores presentes.

Uma tarde muito bem passada nas excelentes infra-estruturas da Biblioteca Municipal de Sousel onde, tenho a certeza, o fantástico nacional saiu a ganhar, bem como todos os presentes que ficaram a conhecer melhor esta forma de prazer e de “sense of wonder” que é  a literatura fantástica!

Se fosse possível realizar mais destas sessões em outras escolas pelo país fora, certamente que os jovens leriam mais e com maior qualidade e seria mais fácil educar sobre literatura em geral, e sobre FCeF em especial! Ao cuidado dos interessados por elevar o nome da literatura fantástica portuguesa  que tenham as possibilidades financeiras necessárias…

Ficam algumas fotografias do evento, que contou ainda com uma exposição de arte gráfica do meu irmão, Rafael Mendes, aluno do nono ano na escola de Sousel.

Roberto Mendes

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s