Resenha- Pela Sombra Morrerão

Finalmente terminei a leitura da segunda novela do volume da Antagonista. “Pela Sombra Morrerão” prometia recuperar os vampiros à antiga, como os vampiros de Anne Rice ou de Nancy Collins em “Sunglasses After Dark”e foi isso mesmo que fez. Assente numa escrita simples e bem ritmada, Carla Ribeiro transporta-nos para um mundo de Vampiros cruéis, que apreciam causar dor e que são verdadeiros porcos, feios e maus. “Vingança” é a palavra chave desta novela, depois de Derek, um céptico, arriscar demasiado numa aventura com um caçador de vampiros e experimentar uma transformação dolorosa (uma das partes mais marcantes da novela, com descrições muito bem executadas pela autora) até se tornar uma  criatura da noite e ver tudo o que lhe era querido ser arrancado e destruído. O restante corpo da novela é ocupado com a vingança de Derek sobre os descendentes do Vampiro que o tinha transformado, pouco a pouco a autora vai oferecendo ao leitor a possibilidade de vislumbrar os acontecimentos hediundos, desde pesadelos causados a uma criança até a violações à sua mãe, enquanto esta assiste, passando por todos os tipos de violência psicológica e física. A autora vai recuperando os passos da transformação de Derek, utilizando muito bem os flashbacks que nos mostram toda a violência de que este foi vítima e que nos fazem até simpatizar com os motivos da sua demanda.

Estamos realmente na presença de uma novela de terror, que escapa às modas vampíricas que se expandem agora no nosso mercado.

Cuidado que o próximo parágrafo contém um Spoiler:

Esta é uma óptima novela de terror onde no fim a autora não cede à tentação de entregar ao leitor um final feliz, o que para mim foi a cereja no topo do bolo.

Fim de Spoiler

Vale a pena ler esta história e mergulhar nos velhos e saudosos universos vampíricos que nos deixam ecos na cabeça, até muito depois de as páginas se fecharem.

Os pontos negativos do volume continuam a ser meramente de ordem física, com a paginação a precisar de algumas quebras para deixar o texto e o leitor respirar, tornando-se por vezes difícil distinguir o que é presente e o que é flashback no corpo do texto.

No conjunto, um bom primeiro número da colecção MIR da editora Antagonista, que precisará apenas de alguns retoques para que no futuro possam atingir um patamar de excelência.

Ah, quase me esquecia, não gostei nada da capa!

Roberto Mendes

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Carla Ribeiro. ligação permanente.

4 respostas a Resenha- Pela Sombra Morrerão

  1. Morrighan diz:

    Ainda tenho de comprar este livro!!!

  2. Antónimo diz:

    O meu miúdo de 10 anos escreveu um texto igualzinho a este para um trabalho da escola.

  3. A capa realmente tem sido “love it or leave it”, não temos tido opiniões neutras, ou adoram ou odeiam.

  4. Pingback: Esta semana (15.05.2010) « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s