Para esta semana encontrei os seguintes filmes de inspiração Fantástica na programação da Cinemateca Portuguesa (as sinopses são da própria Cinemateca):
L’Atlantide (1932) – Antinea, rainha de Atlantis, dirige o seu reino secreto, escondido nas profundezas do deserto do Sahara. Um dia, dois exploradores deparam com tão estranho lugar e descobrem que não foram realmente salvos, pois Antinea tem por hábito tornar-se amante de homens que depois mata. Um belíssimo filme de Pabst que tem mais uma vez o deserto como cenário. Segunda-feira, 17 de Maio, às 21h30, quarta-feira, 19 de Maio, às 19h30.
Sereia Tentadora (1948) – Muito antes de SPLASH e logo a seguir ao pós-guerra, o mito da sereia espalhou-se no cinema. Em 1948, nos Estados Unidos, com MR. PEABODY AND THE MERMAID e na Grã-Bretanha, com este MIRANDA. O sucesso do filme de Annakin daria origem a uma “sequela”, MAD ABOUT MEN, feita em 1954.Quinta-feira, 20 de Maio, às 15h30.
A Saintly Switch (1999) – Nesta fantasiosa comédia um jogador de futebol troca de corpo com a mulher grávida quando, às mãos dos filhos de ambos, um inusitado truque de feitiçaria dá para o torto. Tal é, resumidamente, a acção do telefilme de Bogdanovich ambientado em Nova Orleães. Quinta-feira, 20 de Maio, às 19h00.
O Castelo Vogeloed (1921) – Murnau utiliza em “O CASTELO VOGELOED” o seu nono filme, anterior a NOSFERATU e a DER BRENNENDE ACKER, um misto de terror e ironia, jogando com a atmosfera romântica e com a oposição luz-sombra. Ao mesmo tempo, explora de forma inesperada o humor na encenação dos sonhos, interlúdios trágicómicos numa história que ora se assemelha a um filme policial, ora se manifesta como um melodrama de mistério. Uma das obras-primas de Murnau. Sábado,22 de Maio, às 19h30