Cinema Fantástico na Cinemateca

Pois bem, depois de umas angustiantes férias, esta semana chamo a vossa atenção para os seguintes filmes da Cinemateca Portuguesa:

O Céu Pode Esperar (1943) – O penúltimo filme de Lubitsch e o seu único filme a cores, se exceptuarmos THAT LADY IN ERMINE, que o realizador não completou, por morte durante a rodagem. HEAVEN CAN WAIT tem vários aspectos testamentários: o tom é mais sereno do que de costume em Lubitsch (embora não menos cínico). Já não estamos na “comédia sofisticada”, embora o filme seja uma comédia, e o seu tema é o balanço da vida de um homem que morre e, à entrada do Inferno, conta a vida a Sua Excelência, o Diabo. Da infância à velhice, o homem nunca soube resistir aos encantos femininos. No fim do filme, Sua Excelência decide mandá-lo “para o andar superior”. Terça-feira, 1 de Junho, às 19h.

Lilith e o Seu Destino (1964) – Robert Rossen adaptou o último filme da sua carreira de um romance de J.R. Salamanca, que tem por cenário um hospício onde um jovem estagiário se apaixona por uma perturbante jovem ali internada e onde, progressivamente, vai ele próprio deslizando para a loucura. Possivelmente o filme definitivo sobre a passagem dessa frágil fronteira entre a razão e a loucura, a que Rossen dá uma estranha atmosfera poética, valorizada pela singular fotografia de mestre Eugen Schufftan.Quarta-feira, 2 de Junho, às 15h30.

O Feiticeiro de Oz (1939) – A viagem pela estrada de tijolos amarelos até à cidade de Esmeralda é a mais transparente metáfora de Hollywood e foi também o início da caminhada para a glória de Judy Garland, que ganhou um Oscar especial. Premiada foi também a canção que se tornou o ”leit motiv” da vida de Judy, Over the Rainbow, que culmina a sequência de abertura, a preto e branco, dirigida por King Vidor. Sexta-feira, 4 de Junho, às 15h30.

Esta entrada foi publicada em Cinema. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s