Cinema Fantástico na Cinemateca

Esta semana a Cinemateca exibe uma obra de fantástico, propriamente dito, e duas de realismo fantástico.

Abraço Mortal (1947) – Oscar da Academia para Ronald Colman pela sua notável interpretação de Anthony John, um actor que se identifica de tal modo com os personagens que interpreta que acaba por adquirir os seus tiques e viver as suas obsessões. Quando essa personagem é Otelo, o ciúme patológico acaba por dominá-lo e levá-lo ao crime. Raras vezes a relação “vida-representação” atingiu tal nível dramático no cinema. Segunda-feira, 7 de Junho, às 15h30.

Caso de Vida ou de Morte (1946) – Uma obra-prima do cinema fantástico, que é também uma das mais deslumbrantes experiências com a cor no cinema. Um piloto ferido em combate é sujeito a uma melindrosa operação, e o tempo dela é também o de uma digressão pelo “outro mundo” (a preto e branco, contrastando com a cor do mundo real), onde tem de enfrentar um julgamento.Quarta-feira, 9 de Junho, às 15h30.

Turbilhão (1950) – Gene Tierney interpreta a figura de uma mulher que sofre de cleptomania e é alvo de manipulação por um misterioso hipnotizador, o doutor Korvo (José Ferrer) que procura comprometê-la implicando-a num crime que cometeu. Um dos policiais de Preminger na linha de LAURA, e com a mesma esplendorosa actriz. Quarta-feira, 9 de Junho, às 19h00.

Esta entrada foi publicada em Cinema. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s