Opinião: Pela Sombra Morrerão de Carla Ribeiro

Pela Sombra Morrerão
Carla Ribeiro

Editora: Antagonista

Sinopse: Sherbourne é o último vampiro. É também uma sombra atormentada pelo passado e pela forma cruel como passou de humano influente a criatura das trevas.
Agora, a sua mente conserva uma única determinação: procurar vingança nos descendentes do ser que o transformou. E será, pois, desta forma que Elisa Northwood e a sua filha Christabel serão alvo da tenebrosa vontade do vampiro, caminhando na senda da vingança do imortal, à medida que ele próprio revive o seu passado.
Uma obra que recupera o vampiro como personagem histórico brutal e violento, quase despojado de quaisquer sentimentos e noções de humanidade.

Opinião: Perverso, pertubador, delicioso. Estas são os três sentimentos que ficam no nosso âmago após a leitura desta novela.

Tendo já lido Senhores da Noite, romance da mesma autora, a maldade entranhada nos vampiros não foi novidade. Novidade sim, foi o horror e a destruição implantada pela personagem principal. De forma estonteante, a autora quase consegue atingir-nos com o conteúdo extremamente perturbador, de uma maldade primitiva, egoísta que faz o coração bater mais depressa com a ansiedade do quão pior se pode tornar.

Chamem-lhe o que quiserem, mas esta faceta horrorífica dos vampiros é a que mais me atrai. Apesar de gostar de romance à mistura, é esta crueldade, esta perversidade nos seus actos, que marcaram a imagem do vampiro durante tantas decadas. E sem dúvida que Carla Ribeiro faz jus a essa maldade.
Foi um conto que deslizou demasiado rápido pelas minhas mãos. Fiquei a querer mais e mais.

A escrita está bastante simples, fluída, incessante. Volto apenas a notar um pequeno pormenor que já referi numa opinião anterior, a autora acaba por ter algumas “bengalas” de escrita ao repetir algumas/muitas vezes uma ou outra palavra. Mesmo assim, é algo menos frequente neste conto do que no seu romance Senhores da Noite.

Para amantes do horror/fantástico, aconselho sem restrições.

Morrighan

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Carla Ribeiro, Literatura, Literatura Fantástica. ligação permanente.

2 respostas a Opinião: Pela Sombra Morrerão de Carla Ribeiro

  1. Eu diria que o final insinua uma sequela… embora nunca tenha questionado a autora acerca da mesma, faria todo o sentido uma sequela em 2011.

  2. Pingback: Esta semana (19.06.2010) « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s