Rodrigo McSilva
Editora: Presença
Colecção: Via Láctea (#89)
Nº de Páginas: 375
Opinião: Escritos dos Ancestrais é um livro que vai, certamente, figurar no meu top#10 do ano. A colecção da Presença “Via Láctea” tem-nos habituado a obras de grande qualidade e esta não é uma excepção. E há algo que me deixa orgulhosa: o Rodrigo McSilva é um autor português e, por isso, vem reafirmar que temos obras de grande qualidade, não só de autores estrangeiros mas de autores portugueses. Falta é dar-lhes a devida atenção.
Escritos dos Ancestrais é o primeiro livro da série Campos de Odelberon e que retrata o primeiro centénio (século na nossa linguagem) após a chegada dos Deuses e outros seres aos campos de Odelberon.
Num livro em que temos mitologia nórdica, grega, celta, eslava, finesa, e ainda elfos negros e luminosos, gigantes, entre outros, o autor teve a mestria de conseguir contar-nos uma estória de forma organizada, com uma linguagem simples, descontraída e que transmite a sensação de diálogo com o leitor.
O livro começa logo muito bem e de forma entusiasmante. O Prefácio abre-nos logo o apetite para começarmos a devorar o livro e, a premissa para que o Ente Uno tome a decisão de separar os mundos, faz parte de uma lenda nórdica que é extremamente bem “reinventada” pelo Rodrigo.
Após a separação dos mundos, o autor começa então a descrever a forma como cada panteão atravessou as brumas, em que terras se instalaram e todas as suas aventuras e intrigas. E através destas pequenas narrativas, vai-nos sendo mostrado o quão importantes são os valores como a amizade, lealdade e honra. Há estórias de certas personagens e heróis, bastante fortes e comoventes, oscilando entre paisagens bélicas e outras de forte união.
Algo bastante útil e importante, são os mapas disponibilizados pelo autor no seu site oficial: http://www.odelberon.com em que podem descarregar o pdf com os mapas associados a cada “agrupamento” de capítulos, para nos situarmos melhor no espaço. Outro aspecto que adorei e que me ajudou a arrumar as ideias, foi que, ao fim de um certo número de capítulos (ao fim de um determinado tempo de muitos acontecimentos), aparece-nos outro com as anotações dos historiadores, fazendo um breve apanhado de tudo o que se passou com cada povo até ali (cronologicamente). Muito bom.
Resumindo, um livro fantástico, original, que nos dá a conhecer IMENSO sobre as diversas mitologias, que nos faz querer saber ainda mais e até pesquisar sobre elas. O Rodrigo tornou-se um autor que vou manter debaixo de olho e sempre atenta ao seu trabalho. Vão haver mais livros dos Campos de Odelberon e só posso torcer para que cheguem até nós o mais rapidamente possível. Parabéns, Rodrigo e obrigado por toda a força, apoio e promoção que tens dado ao blog. Desejo-te todo o sucesso do mundo.
Pingback: Esta semana « Rascunhos