Opinião: “Orbias – O Demónio Branco” de Fábio Ventura

Orbias – O Demónio Branco
Fábio Ventura

Editora: Casa das Letras
Nº de Páginas: 412

Sinopse: «As coisas mudaram desde a derradeira separação entre a Terra e Orbias há um ano atrás. Noemi é agora uma estagiária na redacção de uma revista em Grand City. Leva uma vida solitária e mantém pouco contacto com Adam e Lorelei. Mas enquanto se esforça para esquecer todos os trágicos acontecimentos do passado, o inesperado acontece: os seus poderes de Omnisciência regressam e volta a transformar-se em Guerreira. Para piorar a situação, está constantemente a ver o rosto de Sebastian e a sentir o seu perfume.
Será que afinal os mundos não foram definitivamente separados? Será possível o regresso a Orbias, para junto das outras Guerreiras? Na sua loucura obsessiva, Noemi convence-se a si própria de uma coisa: Sebastian está vivo!»

PS: Para quem ainda não leu o primeiro livro é possível que haja um ou outro spoiler em relação ao mesmo.

Opinião: Após o fim super misterioso e inesperado de “Orbias – As Guerreiras da Deusa”, foi com alguma ansiedade que comecei esta leitura. Foi uma leitura entusiasta, daquelas que só largamos quando tem mesmo que ser e que ficamos com pena de a largar.

Em “Orbias – O Demónio Branco”, passou-se um ano desde a separação dos mundos e desde a morte de Sebastian. Noemi vive uma vida desprovida de alegria, em que não consegue tirar prazer de nada do que faz, nem valorizar ninguém à sua volta. E, para além dos seus poderes não terem desaparecido, tem a mesma visão, vezes sem conta, que parece passar-se num futuro em Orbias. Mas se os mundos se separaram, quais as hipóteses de ela vir a estar em Orbias?

A primeira coisa que notamos desde cedo, é uma clara evolução na escrita do autor. A diferença é notável e de certa forma faz com que as próprias personagens pareçam ter crescido bem mais que um ano. A juntar a este crescimento, veio também uma face mais “negra” na narrativa. Foi sem dúvida uma excelente surpresa.
Aliás, tudo nesta obra tem o seu q.b. de inesperado! A cada virar de página, sentimos que certas ideias que tinhamos associadas a determinadas personagens não estavam assim tão correctas e passamos a gostar de quem menos esperávamos.

Mas há um trabalho que tem que ter destaque na minha opinião. Como poderão ou não saber, o autor foi lançando ao longo deste ano pequenos contos sobre cada uma das guerreiras. Na altura poderia pensar-se que era apenas para ir entretendo os seus leitores e que seriam independentes do “Orbias”. No entanto, são fundamentais para que compreendamos muito do que se passa no interior de cada personagem, para além de estarem fantásticos.

Conceitos como demónio, alma, bem, mal, foram discutidos de forma afincada e gostei da forma como ele tentou mostrar que nada é certo, nada é imutável e que tudo é subjectivo.
E quanto ao final inesperado do livro anterior, Fábio Ventura arranjou maneira de o expôr de forma genial.
Uma das características da escrita e da imaginação do autor, é a sua fertilidade e originalidade. Neste livro, ele consegue incluir factos históricos e até discutí-los de forma tão inédita e engraçada que não podia deixar de o referir.

“Orbias – O Demónio Branco”, é a obra que vem reafirmar e provar que Fábio Ventura está para ficar no Fantástico juvenil português e que tem qualidade para isso. Não tenho dúvidas que para além de Orbias, ele ainda nos vai surpreender muito. Gostei.

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Fantástico com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Opinião: “Orbias – O Demónio Branco” de Fábio Ventura

  1. Pingback: Esta semana « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s