Mensageiros das Estrelas

 

Colóquio Mensageiros das Estrelas
Ficção Científica e Fantasia
 
2, 3, 4 e 5 Novembro 2010
 
CEAUL/FLUL
 
 
O Colóquio “Mensageiros das Estrelas: Ficção Científica e Fantasia”, organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa,  pretende abordar uma temática abrangente que, embora já com tradição e reconhecimento internacionais, não tem merecido a devida atenção por parte da academia portuguesa. A produção e divulgação de obras de Ficção Científica e Fantasia, tanto a nível nacional como internacional, tem agremiado públicos tão vastos e diversos que é pertinente abrir um espaço de debate sobre as questões teóricas e ideativas que se encontram subjacentes a estas formas de escrita.
As múltiplas obras quer literárias quer fílmicas ou visuais suscitam problemáticas distintas de natureza estética, ética, ideológica e também teórica que justificam a importância de um fórum alargado.
O Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e o grupo de investigadores afectos a esta área convidam, pois, a que participe nesta iniciativa, a realizar nos dias 2, 3, 4 e 5 de Novembro de 2010 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
O evento irá contar com a presença de elementos das mais variadas àreas relacionadas com a temática, tanto nacionais como internacionais. O colóquio irá contar com exposições, sessões de cinema, workshops, feira do livro, entre outros.
 
Algumas das temáticas abordadas neste evento serão:
– Verdade e Imaginação na Ficção Científica
– O espaço na Ficção Científica
– A viagem na Ficção Científica
– Ficção Científica e Utopia
– Os mundos imaginários da Fantasia
– Fantasia e o Gótico
– Fantasia e contemporaneidade
– Fantasia e narrativa infantil
 
 
Esperamos que todos possam aproveitar este evento que pretende juntar a academia e o público em geral.
 
A Comissão Organizadora
 
Adelaide Meira Serras, Angélica Varandas
Ana Daniela Coelho, Ana Rita Martins,
Duarte Patarra, Luís Filipe Silva,
José Duarte, Safaa Dib

Esta entrada foi publicada em Autores Portugueses, Eventos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Mensageiros das Estrelas

  1. Sobre o colóquio afirma LFS:

    «… …., se o Fórum Fantástico não existisse, não seria possível fazer-se um colóquio como o Mensageiros nos moldes em que são propostos. Ou, se se fizesse, iria cair-se no umbiguismo dos encontros da Simetria, cuja linguagem especializada não tinha correspondência no público-leitor. Para o bem e para o mal, não somos um país com uma tradição firme de fantástico. Entenda-se isto de uma vez por todas. Pedimos emprestado aos outros os moldes pelos quais imaginamos e concebemos estes mundos. E sem esta tradição, não há exigência que lhe valha. Vou repetir: (ainda) não temos um público exigente. Ainda não aprendeu a sê-lo. Iniciámos no ano 2000 um percurso nacional de descoberta do género que ignoro se terá continuidade quando o mercado internacional desviar a atenção para outras tendências.»

    e David Soares caracteriza assim os leitores de literatura fantástica:

    «No que diz respeito à literatura fantástica, ela é lida, quase em exclusivo, por 1) entusiastas (que conhecem bem as obras canónicas do género e a sua história), depois por 2) leitores médios que compram livros fantásticos esporadicamente (até são capazes de ter dois ou três autores preferidos – principalmente quando estes se aproximam da chamada “literatura erudita”, como Calvino ou Borges) e, finalmente, por 3) leitores de ocasião (que aparecem, de maneira pontual, sempre que algum fenómeno de popularidade traz para o mainstream a literatura fantástica, lá está!).»

    A serem verdade estas afirmações, resta-me perguntar: estamos assim tão mal?

  2. Esqueci-me de destacar esta frase:

    «Iniciámos no ano 2000 um percurso nacional de descoberta do género que ignoro se terá continuidade quando o mercado internacional desviar a atenção para outras tendências»

    mas é de destacar pois desconheço que de tão importante se passou nesse ano.

    Se é ignorância minha, alguém faça o favor de me esclarecer.

  3. Pois, eu também não estou a ver o que possa ser… 0_o

    http://bibliowiki.com.pt/index.php/2000

    Abraço,
    Rogério

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s