MEGA PASSATEMPO CORREIO DO FANTÁSTICO

Para começar este passatempo em que, em conjunto com várias editoras (Editorial Presença, Editorial Caminho, Gailivro, Saída de Emergência e Antagonista), iremos oferecer dezenas de livros de Ficção Científica, todas as semanas até ao final deste ano,  escolhemos uma obra fundamental do género: Ubik de Philip K. Dick, publicado no dia 6 de Maio de 2003 pela Editorial Presença, incluído na colecção “Viajantes no Tempo”.

O passatempo é bastante simples, têm apenas de responder a quatro questões, duas sobre o livro e duas sobre a editora. Podem responder até Quinta-Feira dia 21 de Outubro, os dois vencedores serão sorteados entre o leque de participantes que tiverem fornecido válidamente as respostas correctas.

Pretendemos com este passatempo dar a conhecer aos novos leitores o trabalho realizado pelas casas editoriais portuguesas em prol da FC, e reavivar a memória daqueles que se recordam bem dos dias em que foram publicados todos os títulos que temos para oferecer.

Ficam então as questões a que terão de responder até às 23:59 de dia 21 de Outubro(enviando e-mail para correiodofantastico@gmail.com com o assunto : passatempo Ubik e com a respectiva morada no corpo do e-mail):

1- Qual o ano em que se desenrola o enredo desta obra?

2-Em que cidade é criada uma empresa com o objectivo de manter as pessoas num estado de “meia-vida”?

3- Quantos livros conotados como Ficção Científica aparecem na página da Editorial Presença, ao fazer uma pesquisa com as palavras chave “Ficção Científica”?

4- Que outros títulos de Philip K. Dick publicou a Editorial Presença?

Para responderem correctamente às questões podem ler o texto que fica abaixo e também navegar até ao site: http://www.presenca.pt/

Ubik – Entre Dois Mundos

Philip K. Dick

Título Original: Ubik

Tradução: Luís Santos

Colecção: Viajantes no Tempo Nº 7

Págs: 204

Preço Com Iva: 15,11€

ISBN: 972-23-3028-4

Cód. de Barras: 9789722330282

 

Data de Publicação: 06 Maio 2003

 

 

Ubik, tal como Blade Runner ou Minority Report, é uma das obras-primas de Philip K. Dick. Um dos livros mais assinaláveis dos anos 60, foi escrito num estilo muito próximo da pulp fiction e encerra tanto um thriller como um romance. O enredo desenrola-se numa atmosfera futurista, no ano de 1992, em que os avanços tecnológicos permitem manter os defuntos num estado de meia-vida até à próxima reencarnação. É criada em Nova Iorque uma organização que emprega pessoas com vários talentos psíquicos, desde telepatas a precogs, entre outros. Do mesmo autor de Relatório Minoritário e de Os Três Estigmas de Palmer Eldritch, Ubik é uma espantosa comédia metafísica sobre o medo da morte e a salvação, em que as pessoas são congeladas, num estado de meia-vida. Mais um livro deste consagrado autor que integra a colecção Viajantes no Tempo.

 

Philip K. Dick (1928), viveu a maior parte da sua vida na Califórnia. A sua obra, de cariz profundamente experimental, questiona as bases da própria existência humana, revelando-nos uma visão futurista do Universo, onde realidade e ficção se misturam, num gesto de perícia inigualável. Uma escrita ao mesmo tempo trespassada pelas vivências do autor, sendo disso exemplo, o título A Scanner Darkly, dedicado a muitos dos seus amigos atingidos pelo flagelo das drogas, uma realidade que também ele conheceu de perto nos momentos mais conturbados da sua vida. Na década de 50, Dick começa a escrever para revistas de ficção científica, desenvolvendo um estilo nunca visto até então e assumindo um lugar de destaque na literatura de ficção científica. As décadas de 50, 60 e 70 foram períodos especialmente produtivos da sua carreira enquanto escritor. Em 1962 ganhava o ‘Grande Prémio da Ficção Científica’ com a obra The Man In The High Castle e em 1974, com Flow My Tears, The Policeman Said, conquistou o ‘Prémio John W. Campbell’. Aos poucos, o seu nome tornava-se imperativo no género da ficção científica. Philip K. Dick fizera nascer uma vasta obra, com cerca de 36 livros publicados, que viria a ser mais conhecida após a sua morte, em 1982, na sequência de um ataque cardíaco.

Esta entrada foi publicada em Desafio. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s