Estreias em Cinema: ‘Saw 3d’ fecha a saga ‘slasher’ mais popular dos anos 00

'Saw 3d'

Estreia hoje em Portugal ‘Saw 3D‘, último filme da saga ‘Saw’ iniciada em 2004 por James Wan. A odisseia homicida de John Kramer e os seu seguidores é recordista: 7 anos, 7 filmes, 4 vezes número 1 nos EUA e mais de 800 milhões no mundo todo.

O franchise arrancou em 2004 com ‘Saw’ de James Wan, filme de terror indie que causou furor pela sua premissa original, uma combinação de terror hardcore super-violento com um mistério e vários puzzles. O formato das mortes era radicalmente diferente do que o cinema “slasher” oferecera até então: o assassino não comparecia nas mortes, apenas montava terríveis armadilhas que matariam violentamente as suas vítimas caso elas não conseguissem resolver os puzzles que lhes eram colocados. Com um final intenso e surpreendente, ‘Saw’ é um clássico do cinema de terror contemporâneo.

Seguiram-se 6 sequelas que mantiveram o formato das armadilhas violentas e do mistério em torno dos vilões – um dos cunhos sempre foi o final surpreendente. Algumas sequelas interessantes exploram o lado humano e moral do vilão (‘Saw III’ e ‘Saw IV’) e outras chegam a ser políticos (em ‘Saw VI’ os assassinos perseguem as seguradores e a industria médica). No entanto, a série já há muito apresenta sinais de desgaste e frequentemente cai na repetição, especialmente desde a morte de John Kramer – vilão principal – no terceiro filme.

‘Saw 3d’ promete fechar o ciclo. Hoffman, o pupilo de John Kramer, persegue a mulher do seu professor enquanto prepara uma armadilha gigantesca que visa punir um homem que enriqueceu a dizer que havia sobrevivido a uma armadilha de Jigsaw quando nunca havia sido testado.

O John Kramer de Tobin Bell (e o seu alter ego homicida Jigsaw) ficará na história como um dos grandes ‘slashers’ do cinema (género de terror baseado em torno de uma figura homicida) lado a lado com Michael Myers de Halloween (7 filmes +2), Freddy Krueger de ‘A Nightmare on Elm Street’ (8 filmes + 1), Jason Vorhees de ‘Friday the 13th’ (10 filmes + 1) ou Leatherface de ‘Texas Chain Shaw Massacre’ (4 filmes +2).

José Pedro Lopes

Esta entrada foi publicada em Cinema. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s