A Saga das Pedras Mágicas – O Círculo do Medo

Terminei de ler recentemente o quarto livro da Saga das Pedras Mágicas – O Círculo do Medo – da autora Sandra Carvalho.

Desta feita, a autora relata-nos, pelos olhos da personagem principal, Edwina, filha de Catelyn da Ilha dos Sonhos e do jarl Throst, recentemente empossada Guardiã da Lágrima do Sol, os eventos que tiveram lugar após o último volume da Saga – Lágrimas do Sol e da Lua.

São tempos negros, de instável paz entre os homens por culpa de uma luta invisível entre o bem e o mal, onde os mestres da arte obscura tentam, por todas as formas, tomar as pedras da feiticeira Aranwen e com ela a possibilidade de reinar sobre a Terra.

E é a isto que se opõe com toda a sua alma, força e energia, Edwina – a Rainha do Sol.

Opinião

É fascinante pensar que toda a história é escrita na primeira pessoa e que, ainda assim, conseguimos saber tudo o que importa saber. Os dons que acompanham a personagem principal, Edwina da Ilha dos Sonhos, a Guardiã da Lágrima do Sol, são determinantes para que isto seja possível. E isso faz-me dobrar numa vénia, à autora, pela genialidade que lhe evitou o esparrame de diálogos, ou de coincidências, que se vê por aí, em livros de semelhante perspectiva, apenas para que o leitor tenha conhecimento de tudo o que é preciso ter – vulgo Deus ex-machina.

A história é-nos contada e tudo se encontra devidamente encadeado: as surpresas são surpresas, o esperado é o esperado e as revelações são as revelações. Não encontraremos, em toda a narrativa, uma só incoerência.

Existe alguma frustração. Não pela história ou pela produção literária, e não por uma questão técnica. Trata-se, antes, de um sentimento. Quantas vezes não nos desiludimos com as pessoas que nos são mais próximas?

Os personagens criados por Sandra Carvalho são tão reais quanto isso, e são as suas acções que nos frustram, porque queríamos que tivessem agido de outra maneira, que tivessem tido outra atitude… E isto nada mais é do que um reflexo da realidade. Um reflexo que, de resto, influencia toda a narrativa dando-lhe o ritmo da própria vida.

Destaques

Há vários momentos que destaco em toda a história. Não o faço por serem especiais, de algum modo, mas porque são fundamentais para a saga pois são pontos, no meu entendimento, de união entre os livros e que nos deixam com a pulga atrás da orelha. E é claro que não os irei revelar…

Para os conhecerem leiam mais um livro desta Saga magnífica. Convido-os a passarem excelentes momentos…

Sobre Paulo J Fonseca

Escritor, leitor, apreciador do cinema e videojogos, admirador de artes digital e «ouvidor» de música. Gosto de divulgar tudo aquilo que me parece bom, tal como alertar para tudo aquilo que, parecendo bom, pode não ser tão bom assim.
Esta entrada foi publicada em Autores, Autores Portugueses, Fantasia, Fantástico, Literatura, Literatura Fantástica, Livros, Sandra Carvalho, Sugestões de Leitura. ligação permanente.

2 respostas a A Saga das Pedras Mágicas – O Círculo do Medo

  1. igdrasil diz:

    Paulo, esta resenha deixou-me com vontade de ler o livro:)

    • Paulo Fonseca diz:

      Quando um livro tem qualidade deve-se reflectir essa qualidade na própria resenha. Ainda bem que ficou a vontade de ler! Espero que gostes…

Deixe um comentário