VOLLÜSPA – Vinheta de Madalena Santos

E vocês, sabem o que é averdade? Então mergulhem nesta vinheta de Madalena Santos, a autora da Saga “Terras de Corza” e do conto “O Mistério dos Uivos” na antologia de contos de ficção científica Fantasporto.

 

A Verdade

Madalena Santos

Um dia vi um velho taciturno de sobretudo negro com um saco de pano na mão. Estava tão sombrio que lhe gravei o rosto na memória e não deixei de reparar nele. Apanhava o comboio na mesma paragem que eu, no meio de campos verdejantes para quem passava na locomotiva, ao lado de um bairro sujo e desinteressante para quem lá morava. Sintoma das maravilhas de uma qualquer ilusão; e da parede de betão que escondia os prédios. Sempre que subia para a carruagem, erguia muito os pés, como se o espaço entre o comboio e a plataforma lhe causasse impressão. Sentado nos bancos de cores garridas, viajava de costas para o sentido da viagem, como se tivesse medo de, ali sentado, ser seguido. Levantava-se com dois rigorosos minutos de antecedência e largava-se num daqueles apeadeiros onde ninguém sai.

Certa vez sentei-me ao lado dele e deitei uma olhada ao regaço onde segurava com parcimónia o tal saco axadrezado.

– O que leva aí, senhor? – perguntei-lhe.

Rodou a cabeça para me enxergar.

– A verdade.

Matutei por uns segundos.

– Pode mostrar-me essa verdade?

– É a verdade – insistiu.

Desembrulhou dois livros, enquanto eu abria a minha mala para o incentivar mostrando-lhe também a minha leitura. Os títulos fizeram-me lançar duas gargalhadas bem alto: “A Origem das Espécies” e um volume da colecção “Fundamentos da Física”.

– Homem, isso é lá verdade! – exclamei. Outros passageiros também se riram comigo, naquela cumplicidade que só acontece nos transportes públicos.

Mostrei-lhe o meu livro: “Vollüspa, Antologia de Contos de Literatura Fantástica”.

No dia seguinte, não apareceu à hora do costume. Aliás, nunca mais o vi. Algum ser aterrador da realidade deve tê-lo devorado por ser de pensamento tão limitado. Pois… Quem não lê a Vollüspa não sabe como se safar…

Podem comprar a Vollüspa aqui!

INFORMAÇÃO SOBRE MADALENA SANTOS:
Site: http://www.madalenasantos.com/
Obra:
Saga Terras de Corza (ASA 1001 Mundos)
O Décimo Terceiro Poder (2006)
A Coroa de Sangue (2007)
As Tribos do Sul (2009)
Os Doze Reinos (2010)
Publicações com outros Autores
CONTO “O MISTÉRIO DOS UIVOS” na ANTOLOGIA DE CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA FANTASPORTO  Fantasporto / ASA 1001
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a VOLLÜSPA – Vinheta de Madalena Santos

  1. Esperava algo diferente…

Deixe uma Resposta

