No Domingo, dia 29 de Abril, fui contactado de manhã pela equipa responsável pela Eurocon – Zagreb 2012. O paínel das 16 horas tinha sido cancelado por motivos de força maior, portanto precisavam de preencher essa hora com alguma programação. Estaria Portugal interessado em enviar alguma coisa ainda durante a manhã? Claro que sim, estavamos interessados. Depois de discutirmos alguns pormenores, e dado que a sala estava preparada para transmitir uma curta, convidei o José Pedro Lopes a enviar a curta “A Noiva” para os responsáveis pela Eurocon. E fi-lo por três razões, a primeira tem a ver com a Vollüspa. Visto que a Vollüspa foi anunciada nesta Eurocon, e que um dos contos da antologia, “O Mal do Nosso Rio” de José Pedro Lopes, continua a história da curta “A Noiva”, juntou-se o útil ao agradável, a segunda porque o José Pedro Lopes tinha esse mesmo conto já traduzido para Inglês, foi uma excelente forma de publicitar a Ficção Especulativa Portuguesa, através a impressão e distribuição do conto na sala, depois de terminada a curta e, por fim, devido à qualidade do trabalho desenvolvido pela Ana Almeida e pelo José Pedro Lopes.
Pelo que me foi relatado, o evento foi um sucesso. Foi-nos até prometida uma crítica à curta metragem, a ser publicada no site NOSF.
“A Noiva” é uma das curtas portuguesas de que gosto muito. Fiquei muito feliz pela oportunidade de contribuir para disponibilizar o trabalho dos artistas portugueses aos presentes na Eurocon.
Tive também conhecimento que a Vollüspa e a Fénix foram bastante requisitadas durante a Eurocon, o que me deixa bastante orgulhoso!
Fica a informação sobre a curta, bem como um link para a versão que passou durante aquele que foi o Painel Português na Eurocon.
Roberto Mendes
A Noiva é uma curta-metragem realizada em 2007 por Ana Almeida e produzida por José Pedro Lopes, sobre a lenda real de Almudena. Com Rodrigo Santos e Barbara Magalhães.
O filme, passado no rio Douro, foi nomeado para melhor curta-metragem no Pumelo International Film Festival (India) e foi a sessão de encerramento do Festival Internacional de Jovens Realizadores de Granada.
O filme venceu o prémio de melhor fotografia (para Jorge Quintela) no Festival de Cinema de Arouca. O filme fez parte da selecção oficial do Buenos Aires Rojo Sangre, na secção de curtas-metragens, e do Mexico City Macabro Film Fest. Tendo participado em 14 festivais internacionais, o filme fechou as suas exibições público no Fantasporto 2008, no Panorama do Cinema Português.
O filme foi lançado no Youtube em Abril de 2008 no canal da Zinemania.
Em 2011 o filme começou a sua digressão nos EUA com a exibição em diversos festivais como o Bleedfest Los Angeles (onde vence Melhor Curta-Metragem Estrangeira), Viscera Film Tour (festival itinerante que percorre todo o país), Stilleto Film Festival, Splatterfest Texas e o B-Movie Celebration.
Em Janeiro de 2011, foi a curta convidada do Shortcutz Porto.
Exibições em Festivais:
– Pumelo International Film Festival (Mumbai). Indía (2007)
– Festival Internacional de Jovens Realizadores de Granada. Espanha (2007)
– Festival de Cinema e Video Português de Vancouver. Canadá (2007)
– Kratkofil, Festival de Curtas-Metragens de Banja Luka. Bosnia Herzegovina (2007)
– Macabro Film Festival (Cidade do México). México (2007)
– Motelx – Festival de Terror de Lisboa (2007)
– Buenas Aires Rojo Sangre. Argentina (2007)
– Festival de Cine de Terror de Molins del Rei (Barcelona). Espanha (2007)
– Arouca Film Festival. Portugal (2007). Vencedor do prémio de melhor fotografia.
– Fantasporto. Secção Panorama do Cinema Português. Portugal (2008)
– Concurso de Video do Barreiro. Portugal (2008)
– Porto7 Festival de Curtas do Porto. Portugal (2008)
– Videocor, Festival de Vídeo de Corroios. Portugal (2008)
– 11ª Mostra de Cinema Europeu de Tavira. Portugal (2010)
Outras exibições:
– Encontro Internacionalista (Benicassin). Espanha (2008)
– Curtas e Vinho Verde. Portugal (2008)
– Mostra Urban Pictures (Londres). Inglaterra (2009)
– Programa REC da RTV. Portugal (2009).
– Odder’s Mini Picture Show: Especial Dia dos Namorados. Manchester (2010).
Ilustrações por Pedro Santasmarinas (http://santasmarinas.deviantart.com/).