Danação – Marchus Achiles

DANAÇÃO – Um Romance Fantástico

 O autor Marcus Achiles enviou-nos a descrição do seu novo livro, “Danação”:
Danação é um romance de fantasia ambientado no Brasil Colônia, no ano de 1734. O protagonista, Diogo Durão de Meneses, paulista e neto de portugueses, recorre ao que julga ser a única alternativa para evitar a falência do engenho da família após a queda do preço do açúcar no início do século XVIII: vender a alma ao Diabo, em troca “da maior mina de ouro das Geraes”. O malfadado pacto termina com a morte acidental de seu único filho, levando-o a abandonar o engenho onde fora criado, na vila de Itu. Ele inicia uma jornada de culpa e purgação pelos sertões, na companhia de João, seu escravo, e de Inácio, filho do cativo. Os dois, no entanto, não eram as únicas testemunhas da fuga desesperada. O próprio Diabo o segue, invisível a todos, exceto a Diogo, e decidido fazer valer o acerto entre os dois, num constante jogo de provocações e ofensas.
Após quatro anos sem rumo o jovem senhor de engenho se sente compelido a seguir para Taubaté, à época uma vila de três mil habitantes. Ele encontra o lugarejo atemorizado por ataques que ocorriam a cada sexta-feira e já teriam levado seis pessoas à morte. Portugueses e paulistas logo se apressaram em responsabilizar os índios, pois todas as vítimas foram encontradas queimadas. Nem todos, porém, culpavam os aranãs e caingangues instalados nas aldeias próximas. Houve quem visse na mortandade sinais da fúria divina ou mesmo de um enviado dos infernos. É nesse pandemônio de violência, intolerância e fanatismo que Diogo chega a Taubaté e se vê obrigado a enfrentar um ser que nos séculos seguintes estaria imortalizado no nosso imaginário.
Em Taubaté, Diogo torna-se amigo de Etiénne, francês dono de uma humilde hospedaria, e de Domingos, membro de uma das chamadas “academias literárias” que se popularizavam entre os jovens brasileiros abastados. Outras personagens são logo apresentadas: Gregório de Muniz, mestre-de-campo e comandante do pequeno destacamento militar; dom Armando de Quintana, vereador mais influente da Casa de Câmara; dom Alfonso, juiz ordinário e principal opositor de Armando; padre Gonçalo, octogenário vigário da vila; padre Miguel, jovem recém-chegado do Porto e auxiliar do velho franciscano. A essas figuras somam-se Rosário, escrava que terá um romance com o escravo de Diogo; e Catarina, jovem viúva que seduzirá padre Miguel e trará para si uma terrível maldição.

Danação não é apenas um livro que abre um caminho inédito na literatura fantástica publicada no Brasil. É também uma obra que alia ficção a uma narrativa fiel do cotidiano na colônia há três séculos. Lá estão costumes de uma época perdida e que soariam hoje absurdos e intrigantes: as precárias condições de saúde, a culinária singular, o fanatismo religioso, as crendices primitivas e a crueza dos deslocamentos sertão adentro fazem do romance uma verdadeira viagem no tempo. Junte-se a senhores de engenho, benzedeiros, escravos, soldados, padres, colonos, estrangeiros e tropeiros, em uma terra de incerteza e provação.

 
Autor: Marcus Achiles
Título: Danação – um romance fantástico
Editora Baraúna
Ano: 2011
ISBN: 978-85-7923-487-3
409 páginas (disponível em papel e e-book)

Sobre o autor: Marcus Achiles, 44 anos, é baiano e mora em Brasília desde a década de 70. Jornalista, pós-graduado em Ciência Política, apaixonado pelas lendas brasileiras e por tudo relacionado ao Brasil Colônia. Danação é seu primeiro romance.
 
Informações sobre onde comprar, trechos do livro, galeria de personagens, links para redes sociais, etc estão no blog http://folclorefantastico.blogspot.com.br/
Esta entrada foi publicada em Fantástico com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s