Vollüspa

A Vollüspa será publicada pela “HM”, uma editora do Porto. Com lançamento esperado para Março ou Abril de 2011, contará com autores como Afonso Cruz, João Ventura, Luís Filipe Silva, Rogério Ribeiro, Pedro Ventura e Carla Ribeiro. Também autores desconhecidos marcam presença com o primeiro conto publicado: Carlos Silva, Nuno Gonçalo Poças e Carina Portugal.

 

Roberto Mendes

Vollüspa – A antologia de contos do fantástico!

Hoje um velho sonho renasceu, brotando das cinzas qual fénix mágica! Hoje finalmente vi um mero pensamento, mero sonho, ganhar forma e relevo. Há muito que tinha pensado partir para um projecto novo, não só para mim, também para o universo editorial português; Pequei talvez pela inércia com que fui desenvolvendo a ideia, que por muito tempo não passou de simples devaneio, encontrando ouvidos apenas na minha companheira de vida, que tanto escutou e aconselhou. A coragem para apresentar o projecto foi surgindo compassada. Passo a explicar:

Nasce hoje um conceito de revista muito próprio, atrevo-me a dizer que único (por desconhecimento de projectos semelhantes em Portugal); Falo-vos de uma revista de contos do fantástico que junta novas vozes a autores já consagrados. Novos textos de novos autores, de, quem sabe, novas estrelas que poderão brilhar na literatura. Sem ligar a críticas encartadas, sexo ou idade, apenas com base na qualidade das palavras que se conjugam para formar uma história mágica.

E hoje foi um dia especial para este projecto pois fui informado do interesse neste projecto por parte de uma pequena editora. Assim agora basta trabalhar para finalizar o projecto e para finalmente o apresentar em reunião com os editores; é aqui que vocês entram:

Sendo que uma das pretensões deste projecto é dar voz a novos autores deixo aqui neste espaço o desafio; Enviem-me os vossos textos, que esperam uma oportunidade encerrados na gaveta, dêem largas à vossa imaginação criando novas histórias e universos, sejam os primeiros a viajar neste novo caminho, sejam os primeiros a marcar esta revista.

Para pedirem informações ou para submeterem os vossos contos enviem e-mail para: Igdrasil@sapo.pt

Os textos terão de ser no estilo de conto, não ultrupassando as 15.000 palavras, tendo como limite mínimo as 1.000 palavras. Podem versar sobre qualquer dos sub-géneros do fantástico (terror, fantasia épica, sci-fi, etc…).

O período de admissão de textos irá decorrer até ao final do mês de Setembro!

Agarrem o desafio, podem ser as novas estrelas a fazer brilhar a literatura fantástica!

Roberto Mendes

22 respostas a Vollüspa

  1. sa Morais diz:

    Qual é essa pequena editora?

  2. Já agora, Igdrasil, já recebeste muitos textos?

  3. Raylin diz:

    Ola igdrasil… ha muito tempo que nao dou noticias!!! enfim… era so para perguntar, por mera curiosidade, o significado de volluspa!!!!!! Podes satisfazer-me esta duvida??? de facto, o nome fica bastante no ouvido e e muito atractivo mas… ou sou eu que sou muito inculta, ou… enfim… agradecia que me ajudasses!!!! Ainda nao sei se vou conseguir concorrer aquele desafio, pois tenho estado mesmo muito atarefada!

  4. sa Morais diz:

    O meu conto está… READY! Só falta procurar algumas gralhas.

    20 páginas

  5. igdrasil diz:

    Caro Francisco: O número de textos enviados foi bastante aceitável, e tenho ainda mais três contos prometidos; Não vais querer participar?

    Cara Raylin: Voluspa faz parte de um poema da mitologia nórdica. O nome do poema é EDDA, e o volluspa descreve o nascimento e o desaparecimento do mundo nórdico; É considerado como um paralelo com a Genesis e o Apocalipse bíblico; É um poema fenomenal em que se profetiza que o mundo terminará numa grandiosa batalha em que as forças do mal superarão as forças do bem e em que os deuses conhecerão o seu fim; Podes concorrer ao desafio quando quiseres mas o prazo de admissão para o primeiro número da revista está quase a terminar;

    Caro Pedro: Fico muito orgulhoso de poder contar com um conto teu para a volluspa, vou ficar à espera que envies para o meu mail!

  6. Epá, desculpa lá. Tu já me tinhas dito qual era a editora, mas esta memória já não é o que era! É a velhice!🙂

    Eu é que fico orgulhoso por participar!

    Abraço!

  7. Quero sim, igdrasil. Podes abrir uma pequena excepção e receber o meu conto em mão, no FórumFantástico?

  8. igdrasil diz:

    Caro Francisco:

    Terei muito gosto em receber o teu trabalho no fórum fantástico, contudo apenas tenho disponibilidade para estar no fórum no dia de abertura! É conveniente para ti?

  9. Ah, não. Só lá vou estar no sábado e domingo =/ Raios.

  10. igdrasil diz:

    Não te preocupes Francisco pois o gendo vai lá estar no sábado e domingo a fazer uma reportagem fotográfica do fórum e podes entregar-lhe a ele:)Que achas?

  11. Ok, então ^^
    Já vai depois da data, portanto também não há problema se não a avaliarem para a Vollüspa. Até porque não deve estar a um nível tão alto quanto o suposto.
    De qualquer forma gostava que o lesses e criticasses, já agora😉

  12. gendo diz:

    Francisco foste ao Fórum no domingo? Andei a ver de ti, até perguntei ao Rogério, disse-me que te tinha visto lá no sábado.

  13. Pois, era para estar nos dois dias, mas domingo atrasei-me e tinha comboio à espera… =/ Fica para outra altura, paciência.

  14. Como vai correndo a Voluspa?

  15. igdrasil diz:

    Caros:
    A primeira fase da Vollüspa está quase terminada; Os textos estão quase todos seleccionados , apenas existem ainda dois espaços em aberto se a qualidade dos textos se revelarem imprescindíveis para a composição da revista! Agora estou a angariar patrocínios que me permitam as melhores condições para o projecto, não só em termos de tiragens ,mas também em aspectos variados como as apresentações de distribuições;

    Se ainda quiserem enviar os vossos textos podem mandar para igdrasil@sapo.pt , quem sabe se não é da vossa qualidade que estou à procura; A quem já enviou e ainda não recebeu resposta peço um pouco de paciência, as respostas chegarão;

    Gostaria de deixar um pedido de ajuda na divulgação desta revista, a quem puder contar aos amigos, deixar nos seus blogs, etc… Qualquer ajuda é bem vinda!

    Roberto Mendes

  16. Joel Puga diz:

    Boa tarde,

    Vai enviar resposta a todos os que enviaram contos ou apenas ao seleccionados para publicação?

  17. igdrasil diz:

    Caro Joel Puga,

    Enviarei para todos os que participaram com uma explicação sobre o porquê da inclusão ou não inclusão do texto no primeiro número da revista;

    Todos os textos recebidos serão tidos em conta para um futuro número da revista;

    Sem mais de momento,

    Roberto Mendes

  18. …encontrei este blog hoje, pela primeira vez…
    …gostei do blog, de alguns temas desenvolvidos e da sua apresentação gráfica
    …como também deambulo pela mania das escritas, aqui nos blogues desde Nov.2003, tenho muita “coisa” para ser lida… publiquei um livro com 180 páginas abrangendo alguns dos meus mais significativos textos (na minha opinião meramente pessoal)…
    …sobre o “fantástico” tenho pouca coisa… mas vou-te enviar alguma coisa
    …ah, aproveitei para colocar no meu o link do teu
    …abraço

  19. …encontrei este blog hoje, pela primeira vez…
    …gostei do blog, de alguns temas desenvolvidos e da sua apresentação gráfica
    …como também deambulo pela mania das escritas, aqui nos blogues desde Nov.2003, tenho muita “coisa” para ser lida… publiquei um livro com 180 páginas abrangendo alguns dos meus mais significativos textos (na minha opinião meramente pessoal)…
    …sobre o “fantástico” tenho pouca coisa… mas vou-te enviar alguma coisa
    …ah, aproveitei para colocar no meu o link do teu
    …abraço

    +1

  20. Pingback: Esta semana « Rascunhos

  21. Pingback: Sugestões para o Dia do Livro Português | Sara Farinha

  22. Pingback: ABRACADABRA | emhcesar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s